PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço: Manoel Batista antevê futuro risonho para produtores do fumeiro

17 Abril, 2015 - 17:47

357

0

Jorge Fão, deputado socialista na AR, felicitou os melgaçenses pela integração da chouriça de carne e do presunto na lista de produtos com IGP.

O presidente da Câmara de Melgaço antevê um futuro mais risonho para os produtores do fumeiro e para a economia do concelho. Recorde-se que a Comissão Europeia integrou esta quinta-feira, na lista de produtos com Indicação Geográfica Protegida (IGP), a chouriça de carne e o presunto de Melgaço. Em declarações à rádio Vale do Minho, Manoel Batista referiu que “foi uma excelente notícia e o culminar de um trabalho feito ao longo dos últimos 14 anos”. O edil melgaçense salientou ainda que esta distinção é “importante para o reconhecimento da qualidade dos nossos produtos. É também importante para que os nossos produtores possam ver abertos mais mercados para este filão de economia, que é o fumeiro de Melgaço”.
A chouriça de carne de Melgaço é produzida a partir de carne de porco de raça bísara. É um enchido tradicional curado pelo fumo, de forma cilíndrica, em forma de ferradura. De cor castanha clara, com diâmetro entre os dois e os três centímetros de comprimento, pode variar entre os 30 e 35 centímetros. “Mantendo a tradição, o nosso fumeiro procura modernizar-se com novas empresas e novas tecnologias”, referiu o edil melgaçense à Vale do Minho.

Jorge Fão felicitou melgaçenses

Jorge Fão, deputado pelo PS na Assembleia da República, felicitou o concelho pela meta conquistada. “Esta notável distinção é resultado do empenho da Autarquia na criação de condições e incentivos aos produtores que associam o conhecimento e experiência das ancestrais tradições com a inovação e modernização dos atuais métodos de fabrico destes deliciosos produtos locais”, escreveu Jorge Fão em comunicado. “São pois, Autarquia e produtores merecedores de um elogio pelo seu trabalho e um público reconhecimento pelo contributo que esta distinção proporciona para o reforço e consolidação da economia regional, para a promoção das potencialidades endógenas do Concelho de Melgaço e para a divulgação da Região do Alto Minho e de Portugal no Mundo”, salienta o deputado socialista.

Últimas