“O mandato que agora inicia, será marcado por um forte investimento, fruto de candidaturas bem-sucedidas aos vários programas”, a garantia foi deixada pelo Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Melgaço, Jorge Ribeiro, durante a cerimónia de tomada de posse dos órgãos sociais daquela instituição para o quadriénio 2023/2026, realizada na passada quinta-feira.
A título de exemplo, Jorge Ribeiro exemplificou com ampliação do Cantinho dos Avós, a requalificação e ampliação do Lar Pereira de Sousa e a segunda fase da requalificação da Igreja da Misericórdia.
“O sucesso destas candidaturas e o desafio da sua execução não nos fizeram esmorecer ou abrandar. Continuamos atentos às necessidades da comunidade e numa busca constante de soluções”, sublinhou o Provedor.
“São disto exemplo a falta de oferta de resposta de creche. Detetada essa carência, nomeadamente através das listas de espera que vão crescendo, estamos a desenvolver um projeto de alargamento da capacidade da nossa e única creche do concelho, o qual iremos candidatar ao PRR ainda na próxima semana”, adiantou.
“Também na área da saúde, verificamos que algumas especialidades não tem a resposta necessária no concelho ou nas proximidades, pelo que os nossos técnicos, em articulação com o Grupo Misericórdias Saúde, trabalham afincadamente num projeto que poderá ajudar a colmatar este défice de oferta e, dessa forma, melhorar a vida das nossas populações”.
Edifício inter-geracional na futura Zona Empresarial de Alvaredo
De olhos postos no futuro, o Provedor da Santa Casa da Misericórdia abordou a futura Zona Empresarial de Alvaredo, naquele concelho. Também aí a instituição irá marcar presença.
“Logo que o crescimento do equipamento o justifique, quando a procura e a implantação de empresas naquele espaço for uma realidade, a Santa Casa não deixará de dizer presente e assumir a seu papel e responsabilidade secular, apresentando uma resposta para as famílias que ali venham a trabalhar”, adiantou Jorge Ribeiro.
Resposta essa que, disse, passará por um edifício inter-geracional naquele espaço.
A concluir, o Provedor lembrou “os prémios e reconhecimentos, nacionais e internacionais” atribuídos aos projetos da Santa Casa da Misericórdia de Melgaço.
Deixou ainda a garantia de que “também o secular património cultural e religioso continuará a merecer a nossa atenção e cuidados. Certamente todos terão presente as intervenções e restauros que temos levado a cabo. Estamos a falar de documentos com mais de cinco séculos ou obras de arte do início do século XVII. As obras de arte mais antigas do nosso concelho e, como tal, de um valor incalculável para a nossa comunidade, para a nossa história”.
Órgãos Socias da Santa Casa da Misericórdia de Melgaço
Quadriénio 2023-2026
Mesa da Assembleia Geral
Presidente: Maria João Gonçalves Pires
Vice-presidente: Cristina Clementina da Silva
Secretária: Stephanie Mendes de Sousa
Mesa Administrativa
Efetivos
Provedor – Jorge Renato Vieira Ribeiro
Manuel José Cardoso Rodrigues
Artur Anselmo Silva Silva
Augusto Manuel de Oliveira Pinto
Paula Cristina Domingues
Maria Odete Rodrigues Dias
José Maria Pereira
Suplentes
Paulo Jorge Azevedo
Alberto António Alves de Brito
António Oliveira
Conselho Fiscal
Efetivos
Presidente: Pedro João Mendes de Sousa e Silva
Vice-presidente: Rita Manuela Esteves Alves
Secretário: Luís José Rodrigues
Suplentes:
Amândio Regueira Domingues
Alberto José Meleiro
Rui Adozindo Táboas
Comentários: 0
0
0