Mais de 200 pessoas desfilaram este sábado pelo centro histórico de Melgaço em mais uma edição do já tradicional Cortejo Histórico.
Trata-se de um desfile onde freguesias e uniões de freguesias recriam momentos ou épocas relacionadas com a história do concelho.
Em declarações aos jornalistas, Abel Marques, da organização, mostrou-se muito satisfeito pela crescente adesão que esta iniciativa tem tido ao longo dos últimos anos.
“São apresentados aqui vários factos históricos do território. Um dos nossos principais objetivos com este cortejo passa por envolver todas as freguesias nestas festas e com isto fazermos referência à nossa identidade cultural”, disse o responsável.
Os temas abordados este ano foram Ordens Religiosas [Hospitalários e Templários] (UF Lamas de Mouro e Castro Laboreiro); Baile Medieval (São Paio); Baile anos 50 (Paderne); Festas e Romarias (UF Cubalhão e Parada, Gave e Cousso); Contrabando e Emigração (UF Chaviães e Paços), Contrabando (Cristóval); Emigração (Fiães); Vinha (Alvaredo e Penso); A Febre dos Anos 70/80 (UF Vila e Roussas e UF Prado e Remoães).
Veja a galeria de fotos [crédito: Rádio Vale do Minho]
O Cortejo Histórico integrou a programação deste ano do Melgaço em Festa, programação cultural de Verão elaborada pelo Município local.
Comentários: 0
0
0