PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço lidera movimento para distribuição “igualitária” de fundos comunitários

23 Novembro, 2021 - 17:29

420

0

Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, apadrinhou este projeto.

Melgaço lidera em Portugal o movimento que pretende alterar o acesso e a distribuição dos fundos comunitários. Juntamente com sete municípios europeus (Altena, na Alemanha, Idrija, na Croácia, Nyirbator, na Hungria, Aluksne, na Letónia, Isernia, em Itália, Manresa, em Espanha, e Igoumenitsa, na Grécia) pretende influenciar a Comunidade Europeia para uma distribuição mais igualitária do financiamento orientado ao desenvolvimento urbano e para que os programas e fundos de consolidação estruturais sejam acessíveis a todos os municípios, independente da sua dimensão.

 

Neste contexto, estas regiões europeias, lideradas em Portugal por Melgaço, desafiam municípios, autoridades regionais, representantes de instituições públicas e governos a unirem-se com intuito de apoiarem as cidades classificadas como “pequenas e médias” na sua luta pelo desenvolvimento urbano e por um futuro sustentável. 

 

A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, apadrinhou este projeto, assumindo-se como embaixadora do mesmo em Portugal.

 

A ação nasce da experiência e troca de conhecimento destas regiões que integraram a rede Re-GrowCity patrocinada pelo URBACT. Daqui germinou uma declaração, assinada por todos os presidentes de câmara das referidas cidades e vilas, onde reclamam que «o desenvolvimento urbano europeu tem de ser inclusivo nos contextos sociais, económicos e ambientais contrastantes que caracterizam a diversidade dentro e entre estados-membros europeus.» e alertam para a necessidade da aposta em medidas que respondam ao declínio de longo prazo dos centros urbanos do interior: «Os aglomerados urbanos de todas as dimensões devem, por isso, ser apoiados através de iniciativas de política que fomentem soluções em escalas diferentes.»

 

«A contração urbana é um fenómeno cada vez mais notório em todos os países europeus. Os desafios associados devem ser atacados sem demora. Por isso é essencial iniciar uma resposta rápida ao nível local e europeu, nacional e regional, por meio de pesquisa, política, programas de investimento e projetos locais. (…) A nossa meta é abrir a rede de cidades Re-GrowCity a muitas outras pequenas cidades que experimentam a contração e declínio urbano de longa duração, promovendo a partilha de boas-práticas, de modo a promover a capacidade e oferecer suporte mútuo na angariação de recursos para atacar o declínio.», pode ler-se na declaração transcrita abaixo que será entregue à Comissão Europeia depois de assinada pelos autarcas.

 

 

Ana Abrunhosa em Melgaço na próxima sexta-feira

A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, vai presidir à cerimónia de abertura da próxima edição da Festa do Espumante que arranca na próxima sexta-feira e se prolonga até domingo. O momento vai acontecer às 18h00.

 

De acordo com o Município, nesta que será a 7ª edição do evento, vão estar presentes 15 produtores de espumante de Alvarinho da sub-região de Monção/Melgaço.

 

Saiba tudo sobre a próxima edição da Festa do Espumante AQUI.

 

 

[Fotografia: Arquivo/Município Melgaço]

Últimas