PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Melgaço

Melgaço: Ler um livro ao ar livre… no jardim ou na piscina

1 Julho, 2022 - 10:52

296

0

Bibliotecas de Verão estão de volta.

Após dois anos de suspensão, devido à COVID-19, as Bibliotecas de Verão estão de volta a Melgaço. A partir desta sexta-feira, a Biblioteca Municipal de Melgaço instala-se ao ar livre, através da Biblioteca de Jardim, nos jardins da Alameda Inês Negra, e da Bibliopiscina, a funcionar no Centro de Estágios de Melgaço.

 

A iniciativa, Bibliotecas de Verão, convida a ler um livro, um jornal ou uma revista, a jogar um jogo ou a assistir a uma atividade de animação, desfrutando da natureza, até 31 de agosto.

O arranque da iniciativa assinala também o Dia Mundial das Bibliotecas, celebrado mundialmente no dia 1 de julho. Assim, esta sexta-feira, na biblioteca de jardim, das 14h30 às 17h30, decorrerão atividades de pinturas faciais e ateliers de pintura para os mais pequenos.

“Este é um projeto que estimula a criação e o desenvolvimento de hábitos de leitura durante as férias de verão, ao mesmo tempo que se realizam pequenas dramatizações, teatro de marionetas, ateliers de expressão plástica, dramática e corporal, sessão de contos e jogos, especialmente vocacionados para o público infantil e juvenil”, refere o Município de Melgaço.

 

“Pretende-se implementar serviços em espaços informais, de modo a proporcionar o acesso da população à consulta e leitura de livros, jornais e revistas, contribuindo assim para responder às necessidades de informação e de lazer e atrair novos leitores”, acrescenta.

A Biblioteca Pública é um serviço municipal aberto a todos, que tem como missão satisfazer as necessidades de informação, cultura, lazer e educação permanente de todos os cidadãos.

 

Nas Bibliotecas de Verão poderão inscrever-se como leitores da Biblioteca Municipal, ler e requisitar livros, revistas, audiovisuais e material multimédia e participar nas atividades de promoção da leitura. Os serviços básicos da biblioteca são gratuitos.

 

Bibliopiscina – Mergulhos na leitura

Neste serviço a comunidade pode requisitar para leitura domiciliária ou para leitura de presença os documentos existentes.

Piscinas do Complexo Desportivo e de Lazer – Centro de Estágios

Terças e quintas-feiras, das 14h30 às 17h30

 

Biblioteca de Jardim – Jardim de letras

Este é um serviço destinado aos mais jovens do concelho que se situa numa casinha em madeira em pleno centro da vila, no Jardim da Alameda Inês Negra. Aqui, pais e filhos podem participar em atividades de animação da leitura, jogos, ateliers e hora do conto, além de poderem requisitar documentos ou simplesmente passar uma tarde diferente. Apenas são necessárias inscrições para as instituições que participem em grupo.

Casinha de madeira colocada à entrada da Alameda Inês Negra, junto à Praça da República

Quartas e sextas-feiras, das 14h30 às 17h30

O Município realça ainda que a frequência na Biblioteca implica a observância das normas sociais de comportamento. Em nota enviada, a autarquia recomenda que “as crianças não deverão ser deixadas sozinhas, sendo que os pais e/ou acompanhantes são os responsáveis pela segurança e comportamento das mesmas”.

 

 

[Fotografia: Arquivo/Município Melgaço]

Últimas