PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Melgaço

Melgaço: Lampreia do concelho volta a ser destacada na imprensa

12 Março, 2018 - 03:41

279

0

A lampreia do Rio Minho servida em Melgaço continua a merecer destaque na imprensa. Desta vez foi a revista Rua que passou por um dos restaurantes do concelho que aderiu […]

A lampreia do Rio Minho servida em Melgaço continua a merecer destaque na imprensa. Desta vez foi a revista Rua que passou por um dos restaurantes do concelho que aderiu à iniciativa Lampreia do Rio Minho – Um Prado de Excelência. Na reportagem, os jornalistas conseguem deslindar alguns segredos que trazem sucesso à casa. Entre eles está “a limpeza” do peixe. “Como este é um peixe do rio, tem necessariamente de ser bem lavado para eliminar a viscosidade. Depois, tira-se a pele e estripa-se. Dá-se uns golpes e mergulha-se a lampreia em vinha-d’alho”, diz a cozinheira do estabelecimento.

Para além do prato propriamente dito, a equipa da Rua aproveita para descrever e elogiar o ambiente acolhedor da casa. “Com paredes em pedra e tetos em madeira, uma decoração cuidada e caseira e um sorriso simpático em cada funcionário”, descreve a revista. E enquanto a lampreia não chega, vão contando as deliciosas entradas. “Grelos com alheira e ovo, presunto, chouriço, espetadinhas com bacon, pêssego e salsicha e uma deliciosa broa caseira, recheada com queijo e nozes”.

A Rua finaliza a avaliar uma “casa com alma, bem no coração de Melgaço. Com uma história de resiliência, num edifício que remonta a 1776, este negócio familiar vai resistindo ao tempo, trazendo à mesa todo o paladar minhoto”.

Recorde-se que no Município mais a Norte de Portugal, são doze os restaurantes que estão a servir lampreia até abril: Adega do Sabino, Adega do Sossego, Boavista, Casa Real, Chafarix, Foral de Melgaço, Mini – Zip, O Adérito, O Brandeiro, Paris, Tasquinha da Portela e Verde Minho.

Pelos seis concelhos do Vale do Minho, há uma panóplia de restaurantes aderentes à iniciativa que apostam na diversificação dos seus pratos de lampreia – uns inovam, outros mantêm a tradição: ensopada no molho do seu próprio sangue, a maneira mais habitual de a preparar, com arroz ou estufada; marinada em vinho verde tinto; ensopada e servida com pão frito; de cabidela; ou à bordalesa; e até em folhados.

A iniciativa Lampreia do Rio Minho – Um Prado de Excelência é organizada pela ADRIMINHO, juntamente com seis municípios do Vale do Minho – Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira. Vai prolongar-se até 15 de abril.

PUB

 

Últimas