PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço: Já há datas para o próximo Festival de Cinema (este ano vai celebrar os 50 anos da revolução)

2 Abril, 2024 - 11:15

1

0

Edição deste ano vai debruçar-se sobre o 50º aniversário da Revolução dos Cravos.

O MDOC – Festival Internacional de Cinema Documental de Melgaço assinala este ano 10 anos de atividade e resistência na divulgação e promoção da cinematografia documental social e etnográfica.  

 

Desde 2014, já passaram pelo MDOC 75 realizadores nacionais, 58 cineastas internacionais do Brasil, Irão, Finlândia, Sérvia, França, Espanha, Iraque, Índia, Alemanha (entre outras nacionalidades), tendo uma afluência total de público, ao longo destes anos, de 33 mil participantes

O Festival regressa à vila raiana entre os dias 29 de julho e 4 de agosto e, este ano, além dos filmes a concurso (inscrições abertas até 19 de maio), a organização deste evento traçou um plano de atividades alusivas aos 50 anos da revolução dos Cravos.

 

Em 2024, o MDOC volta a olhar o mundo através das temáticas da identidade, memória e fronteira, com enfoque nas comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

 

De 29 de julho a 4 de agosto, o Fora de Campo – Curso de verão será ponto de encontro de pesquisa, debate e desenvolvimento de práticas criativas de várias proveniências. Trará “Cinema e Revolução”, com especial atenção nas cinematografias que abordaram o cinema e a revolução em países como Espanha, Brasil, Chile e nos países africanos de expressão de língua portuguesa. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até 15 de julho.

 

Entretanto, já abriram as inscrições para as residências cinematográficas e de fotografia, e a oficina de Cinema – Documentário “A Casa e o Mundo”, orientada realizadora portuguesa, Catarina Mourão, já premiada no MDOC.

O 10.º aniversário do MDOC coincide ainda com os 30 anos da associação que o promove (juntamente com a Câmara Municipal de Melgaço) – a AO Norte.

 

 

[Fotografia: Arquivo/Município Melgaço]

Últimas