PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Paredes de Coura

Melgaço já conta os dias para a Festa do Alvarinho e do Fumeiro

4 Abril, 2019 - 08:38

536

0

Melgaço já está em contagem decrescente para a Festa do Alvarinho e do Fumeiro. O certame, que vai para a 25ª edição, realiza-se entre os próximos dias 26 e 28 de […]

Melgaço já está em contagem decrescente para a Festa do Alvarinho e do Fumeiro. O certame, que vai para a 25ª edição, realiza-se entre os próximos dias 26 e 28 de abril.

Recorde-se que a edição do ano passado ficou marcada pela mudança no aspeto da tenda que acolhe o certame, no requalificado Largo do Mercado. Os resultados fizeram sorrir o presidente da Câmara, Manoel Batista. Ultrapassou os 60 mil visitantes. “Foi brutal! Não há outra forma de classificar este evento que decorreu durante passado fim-de-semana! Houve um crescimento na venda de copos e estimamos que tenham sido ultrapassados o 60 mil visitantes”, disse na altura o autarca melgacense à Rádio Vale do Minho.

Este certame tem vindo claramente a afirmar-se ao longo dos anos, sendo de notar um crescendo nestes três últimos anos, em que houve uma clara evolução do conceito, sem nunca perder a sua identidade e sempre focada na promoção e valorização da região e das suas principais caraterísticas. Durante três dias assiste-se a uma mostra dos produtos locais ao Minho, a Portugal e ao mundo: todos os anos são muitos (e cada vez mais) os que de Portugal, e não só, se deslocam ao Destino de Natureza mais Radical de Portugal para participar neste certame de renome, um evento incontornável na rota das festas gastronómicas do país. 

Dos vinhos Alvarinho, ao Fumeiro e ao Artesanato, passando pelo Turismo e pela Gastronomia, a Festa do Alvarinho e do Fumeiro reúne as características populares que estiveram na sua origem e a evolução natural assinalada ao longo dos anos.

 

Restaurante Mini Zip com copos personalizados

 

Entretanto, o comércio e a restauração local também se vão preparando para a avalanche de visitantes que a vila costuma receber por esta altura. É o caso do restaurante Mini Zip que está prestes a lançar mais uma ideia inovadora: copos personalizados. “A ideia é promover ainda mais o nosso estabelecimento junto de quem nos visita”, explicou a proprietária, Vânia Dantas à Rádio Vale do Minho.

Este é um dos mais concorridos de Melgaço. Localizado em pleno centro da vila e quase em frente à Câmara Municipal, o Mini Zip tem ganho fama pelos diversos pratos que confeciona. Nos mais destacados estão a dobrada e o cozido que provocam autênticas enchentes à quarta e à sexta-feira. Ainda não é meio-dia e já as mesas começam a ficar ocupadas. Um facto que já testemunhamos por diversas vezes nestes e noutros dias de semana. Mas há também a lampreia. “A época deste ano tem sido espetacular! Está a correr muito bem”, disse Vânia Dantas com um sorriso de contentamento.

No entanto, a proprietária deixou um lamento. “É pena que alguns restaurantes aqui de Melgaço já não sirvam almoços às 14h00. Ainda há dias, um grupo de turistas só encontrou solução aqui para almoçar àquela hora. Claro que nós lucramos mas, sendo nós dos únicos ou talvez o único a servir a essa hora só faz com que os visitantes tardem em regressar ou então prefiram outros concelhos para almoçar”, disse.

 

Restaurante Mini Zip lança copos personalizados para melhor receber os aficionados da Festa do Alvarinho

 

 

 

PUB

 

Últimas