PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço: Já conhece o Espaço Makers? – É direcionado a jovens mas também às empresas

8 Abril, 2022 - 23:13

544

0

Espaço Makers.

Chama-se Espaço Makers. Está localizado em Melgaço, no edifício Altice. Está dotado da mais alta tecnologia na área da impressão 3D, corte laser, programação, robótica, entre outras.

 

Esta quinta-feira, o espaço recebeu a visita do Executivo Municipal. O presidente da Câmara, Manoel Batista, ficou a perceber melhor – por exemplo – como são feitas as impressões em 3D.

 

O espaço tem uma vertente educativa e formativa, direcionada para empresas, jovens e crianças (espaço kids) nos domínios da capacitação tecnológica e apoio ao empreendedorismo e criação do próprio emprego, em estreita articulação com o já existente Gabinete de Apoio ao Investidor (do Município de Melgaço) e com a comunidade local.

 

No final da visita, em declarações à Rádio Vale do Minho, o Vice-Presidente da Câmara, José Adriano Lima, mostrou-se muito agradado com o que viu enaltecendo “a importância do espaço para a comunidade escolar” e como promete “fomentar a criatividade dos estudantes”. 

 

No entanto, apontou ainda o autarca, será também um espaço que poderá ser útil às empresas locais para também desenvolverem os seus negócios.

 

 

Veja a nossa galeria de fotos:

 

 

 

 

Sessão Tecnologias Makers

Este sábado, aquele espaço acolhe a partir das 10h00 uma sessão dedicada às Tecnologias Makers. O objetivo é esclarecer os interessados nestas mesmas temáticas.

 

Recorde-se que o Município de Melgaço integra uma rede de centros maker do Norte de Portugal e Galiza, cujo objetivo é criar e desenvolver uma rede de empreendedorismo, baseada nos centros de produção digital e prototipagem da euro-região Galiza-Norte de Portugal.

 

A funcionar no Espaço Altice, trata-se de um lugar-comum de inovação tecnológica e criativa, onde os interessados, especialmente os jovens, poderão aceder a ferramentas que os ajudem a desenvolver uma ideia de projeto tecnológico e criativa, desde a respetiva conceção, passando pela prototipagem, teste de produto e de adaptação às necessidades de mercado com vista ao seu lançamento com sucesso.

 

“Pretende-se que este projeto se constitua como embrião de uma futura estrutura de maior dimensão capacitada para apoiar processos de transferência de conhecimento para as empresas já instaladas no concelho e, muito em particular, para as empresas a instalar na Zona Empresarial de Alvaredo”, refere a autarquia.

 

O projeto representa um investimento total de aproximadamente 175.000 euros e é cofinanciado pelo FEDER, através do POCTEP, com uma taxa de 75%.

 

Espaço Invest

A autarquia melgacense terá também instalado no Espaço Altice e no Mercado Municipal o Melgaço Invest, um espaço para a promoção do microempreendedorismo, do empreendedorismo social e da experimentação tecnológica.

 

O projeto representa um investimento total estimado de 200.000 euros, cofinanciado pelo FEDER no montante de 170.000 euros (taxa de 85%), no âmbito do NORTE 2020.

 

Com estes projetos, o Melgaço Invest e o Emprendemakers, em conjunto com o espaço de teletrabalho / coworking no interior (ação do Governo), instalado no Mercado Municipal, “Melgaço pretende criar um sistema de apoio ao micro empreendedorismo, ao empreendedorismo social e à experimentação tecnológica; contribuir para a capacitação de jovens, ativos e não ativos, e, em especial, dos do ensino profissional, nos domínios learning by doing e do DIY; e contribuir para a criação de micronegócios e do próprio emprego”

 

 

[Fotografia capa: Rádio Vale do Minho]

Últimas