O design promete não deixar ninguém indiferente. A enorme arcada da tenda da edição deste ano da Festa do Alvarinho e do Fumeiro já surpreende. A Rádio Vale do Minho foi ver como andam os trabalhos e as dimensões do espaço voltam a arrasar: tal como no ano passado, são 40 metros de largura e 80 metros de comprimento. Mas a altura é maior. Dos 12 metros do ano passado, a tenda regista agora 16 metros de altura.
A disposição dos standes é semelhante à edição do ano passado. Porém, com o novo design da tenda, tudo parece ainda mais arejado. Com mais músculo, apto a receber as dezenas de milhar de pessoas que todos os anos visitam este evento.
Tudo tem de estar pronto na sexta-feira logo pela manhã. Operários, técnicos e engenheiros trabalham afincadamente. O barulho das máquinas e dos martelos não para. Assim como o relógio. No total, serão 62 expositores que vão dar corpo a esta 25ª Festa do Alvarinho e do Fumeiro. Três dezenas são de Alvarinho, 18 são do fumeiro, queijo, compotas e outros produtos locais e, ainda, as já tradicionais tasquinhas.
Recorde-se que na edição de 2018, mesmo com condições atmosféricas adversas, o espaço ficou a abarrotar. “Foi absolutamente impressionante. Nesta edição tentaremos criar mais espaço interno por forma a acomodar ainda melhor a restauração e a facilitar a mobilidade aos visitantes”, descreveu o autarca socialista. “Não tenho dúvidas de que esta edição irá estar cheia de gente”.
“Assim como não é possível imaginar Paredes de Coura sem o festival, também já não é possível imaginar Melgaço sem a Festa do Alvarinho”, disse Manoel Batista com um sorriso.
Este certame tem vindo claramente a afirmar-se ao longo dos anos, sendo de notar um crescendo nos últimos anos, em que houve uma clara evolução do conceito, sem nunca perder a sua identidade e sempre focada na promoção e valorização da região e das suas principais caraterísticas. Durante três dias assiste-se a uma mostra dos produtos locais ao Minho, a Portugal e ao mundo: todos os anos são muitos (e cada vez mais) os que de Portugal, e não só, se deslocam ao Destino de Natureza mais Radical de Portugal para participar neste certame de renome, um evento incontornável na rota das festas gastronómicas do país.
Dos vinhos Alvarinho, ao Fumeiro e ao Artesanato, passando pelo Turismo e pela Gastronomia, a Festa do Alvarinho e do Fumeiro reúne as características populares que estiveram na sua origem e a evolução natural assinalada ao longo dos anos.
A 25ª edição da Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço abre portas na próxima sexta-feira, pelas 10h00. A cerimónia oficial de inauguração deverá acontecer ao final da tarde, pelas 19h00. O certame vai prolongar-se até domingo.
Veja as primeiras imagens da nova tenda da Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço
 
			













 
		 
		 
		 
		 
		 
		 
																
Comentários: 0
0
0