PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Melgaço

Melgaço: Já abriram as candidaturas para Lojas Pop-Up

10 Setembro, 2019 - 17:45

289

0

PUB Já estão abertas, em Melgaço, as candidaturas para lojas Pop-Up. Este novo conceito, recorde-se, foi apresentado no passado mês de julho com a inauguração, em pleno centro da vila, […]

PUB

Já estão abertas, em Melgaço, as candidaturas para lojas Pop-Up. Este novo conceito, recorde-se, foi apresentado no passado mês de julho com a inauguração, em pleno centro da vila, da primeira loja Pop-Up no país. Um projeto que se enquadra no programa URBACT e que promete revolucionar toda a dinâmica comercial no centro da vila. “As Pop-Up’s são uma ferramenta premiada já testada em toda a Europa e têm como objetivo principal reanimar centros urbanos que apresentem declínio prolongado fruto da falta de animação comercial”, explicou na altura à Rádio Vale do Minho José Lopes, do grupo local de apoio ao URBACT.

A estratégia passa sobretudo por ocupação temporária de espaços comerciais devolutos. “Esta loja vai ser a âncora do projeto. Um lugar não só destinado à informação como à reunião do grupo de trabalho. Um espaço que servirá lojistas que não tenham a capacidade de ocupar uma loja sozinhos e que queiram partilhar um espaço em jeito de co-venda”, prosseguiu José Lopes.

Mas a almofada de empreendedorismo em Melgaço passa a ser mais abrangente. Pretende atingir todos aqueles que queiram criar o seu próprio negócio, com o menor risco possível. O interessado poderá escolher entre “os espaços que estão a colaborar connosco, devidamente identificados, ou numa outra qualquer loja vazia”.

 

Como fazer?

 

 “Apresenta uma candidatura ao grupo de trabalho que irá apreciar esta proposta. Sendo aprovada, o interessado poderá ocupar o espaço desejado por um período mínimo de três meses [isento de rendas pagando apenas luz e água]. Se o negócio estiver a correr bem, poderá ficar mais três meses. E se ao fim de meio ano o negócio estiver em alta poderá passar ao arrendamento comercial normal prescindindo dos favores do programa”.

Em toda a Europa, para além de Melgaço, há ainda mais sete cidades/vilas a aplicar este programa que se tem revelado um êxito. A cidade de Altena, na Alemanha, é de onde chegam os melhores resultados. “Acaba por ser a melhor solução para o comércio tradicional porque quem vem para uma loja destas não vem para fazer concorrência”, sublinhou José Lopes. “Mas o simples facto de termos as ruas animadas, com as lojas ocupadas, faz com que as ruas se tornem mais vivas e todos ganham com isso. É uma solução win-win!”, concluiu.

Assim, até ao próximo dia 18 de setembro, os interessados podem apresentar os seus projetos. As regras de adesão ao programa e o guia do candidato podem ser encontrados AQUI.

 

PUB

Últimas