PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Melgaço

Melgaço investe 400 mil para revolucionar zona ribeirinha de Castro Laboreiro

23 Março, 2023 - 17:54

1148

0

“Estamos na linha da frente na promoção do desenvolvimento sustentável do território nas suas diversas vertentes”

Melgaço está a requalificar a zona ribeirinha da vila de Castro Laboreiro.

 

A área de intervenção, segundo a autarquia, tem uma extensão de cerca de 3,7 km, que liga a zona ribeirinha da vila castreja ao longo do Rio Laboreiro, passando pela área de lazer das Veigas e regressando à vila pelo caminho da encosta.

 

Caracteriza-se por três zonas principais: os percursos, a área de lazer das Veigas e o espelho de água da Ponte Velha.

 

Para além destas três zonas, o projeto incluiu ainda, de forma complementar, uma rede de trilho de acesso a miradouros e um circuito de manutenção equipado, associado ao percurso principal entre a Vila de Castro Laboreiro e as Veigas.

 

O projeto, garante o Município, “respeita a natureza, a envolvente natural e a história da própria vila, não descurando a qualidade funcional e estética das soluções apresentadas”.

 

Assim, a autarquia presidida por Manoel Batista apresenta como princípios desta intervenção:

  • Respeitar ao máximo todos os elementos naturais que constituem a área de intervenção, quer sejam árvores, núcleos arbustivos de elevado valor e galerias ripícolas, quer sejam rochas e afloramentos rochosos marcantes e com elevado valor para a paisagem do lugar, adaptando sempre as soluções de projeto às preexistências do local;
  • Utilizar materiais confortáveis e duradouros e que garantam uma integração harmoniosa com o meio envolvente;
  • Apresentar soluções pouco exigentes em manutenção, em que estas, para além de serem mínimas, sejam também simples do ponto de vista técnico;
  • Garantir que existe uma oferta variada quer seja para os habitantes locais, quer seja para os visitantes e turistas;
  • Garantir que os espaços permitam a sua utilização ao longo de todo o ano, reduzindo a sazonalidade da oferta turística atual;
  • Optar por soluções construtivas depuradas e que minimizem as intrusões na paisagem;
  • Utilizar vegetação autóctone para que, além de se integrar melhor com a paisagem envolvente, também garanta um melhor sucesso das plantações.

 

 

“Este projeto assume-se como uma oferta na melhoria da experiência e das condições de usufruto do nosso território. Permitirá melhorar a experiência do nosso produto âncora: o Turismo de Natureza. Sabemos que temos um território com enorme valor e todo o trabalho que temos desenvolvido é no sentido de alavancar, ainda mais, Melgaço e, consequentemente, criar valor e economia”, considera Manoel Batista.

 

“Não temos dúvidas de que a requalificação da zona ribeirinha da vila de Castro Laboreiro irá alavancar, ainda mais, Castro Laboreiro e o concelho de Melgaço. Estamos na linha da frente na promoção do desenvolvimento sustentável do território nas suas diversas vertentes: ambiental, económica, social e cultural”, acrescenta o Presidente da Câmara.

 

O investimento é de 399 409,77 euros e tem financiamento de 85% no âmbito da “Op. NORTE-06-3928-FEDER-000187” – Norte 2020.

 

 

[Fotografia: Screen/Vídeo Município Melgaço]

Tópicos:

#Turismo

Últimas