PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Melgaço

Melgaço: Incêndio no antigo Hotel Ranhada causou susto em Paderne

21 Novembro, 2020 - 00:43

425

0

PUB Os moradores das habitações mais próximas do edifício devoluto do antigo Hotel Ranhada não ganharam para o susto ao final da noite desta sexta-feira. Um incêndio de “consideráveis dimensões” […]

PUB

Os moradores das habitações mais próximas do edifício devoluto do antigo Hotel Ranhada não ganharam para o susto ao final da noite desta sexta-feira. Um incêndio de “consideráveis dimensões” deflagrou naquele espaço que no princípio do século passado foi uma unidade hoteleira de referência do concelho.

O alerta foi registado às 23h12. Ao local acorreram 11 operacionais dos Bombeiros de Melgaço, auxiliados por três viaturas. Marcou também presença a GNR.

“Deu para assustar. Existem várias habitações contíguas ao antigo hotel”, disse fonte da corporação melgacense à Rádio Vale do Minho.

A situação só não teve consequências piores graças à pronta intervenção dos bombeiros que em pouco mais de meia-hora controlaram e praticamente extinguiram o incêndio. “Está nesta altura em fase de rescaldo”, disse a mesma fonte.

A origem do fogo está ainda por determinar. A GNR registou a ocorrência.

O Hotel Ranhada, conforme explica o investigador Valter Alves em Melgaço, entre o Minho e a Serra, foi construído ainda em finais do século XIX, por volta de 1890.

Foi o primeiro hotel de referência a ser edificado no Peso, em Melgaço, depois de ser descoberta a nascente de águas termais.

Esteve aberto um pouco menos de um século e fechou numa época em que o turismo termal estava em profunda decadência e os aquistas já não afluíam a Melgaço como noutras décadas do século passado. É lembrado como um hotel de elevada qualidade e chegou a acolher ilustres personalidades da alta sociedade portuguesa.

 

[Fotografia: Ilustrativa / DR]

 

PUB

Últimas