PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço identifica várias árvores em risco de queda no Parque das Termas

12 Julho, 2024 - 23:47

224

0

“A segurança e bem-estar da nossa população e dos visitantes será sempre uma prioridade”.

O Município de Melgaço identificou no Parque das Termas 15 espécies arbóreas em risco de queda.

 

Após uma nova avaliação por parte da equipa da Proteção Civil e da equipa do Serviço de Arboricultura da Fundação de Serralves, foi concluído que aquelas “devem ser abatidas com a maior brevidade e urgência, pela sua debilidade com evidências e a sua proximidade a zonas do parque com maior procura e/ou afluência de público”.

 

Os trabalhos de remoção arrancam já na próxima segunda-feira.

 

“A necessidade prende-se com o facto de estar em causa a segurança do e no parque, uma vez que já ocorreram aqui algumas situações de queda de árvores em virtude das condições meteorológicas adversas, mas também pelo estado sanitário das árvores”, explica a autarquia.

 

“A segurança e bem-estar da nossa população e dos visitantes será sempre uma prioridade. Esta decisão acontece após uma devida e rigorosa avaliação, onde as equipas especializadas consideraram ser prioritário levar a cabo trabalhos de abate e de podas no Parque das Termas, de forma a prevenir possíveis situações e garantir a segurança do espaço”, sublinha ainda o Município.

 

A autarquia tem apoio técnico da Fundação de Serralves, em virtude de uma parceria com esta instituição.

 

Neste âmbito, no início deste ano, foram já executados trabalhos de poda em diversas árvores no parque das Termas de Melgaço e ainda abatidas seis árvores acácias-da-austrália que, de acordo com a equipa técnica de Serralves, essas árvores (espécies invasoras de acordo com a listagem do anexo II, do Decreto de lei 92/2019, 10 de Julho), pelo seu estado, estavam a comprometer a segurança dos visitantes.

 

Foram ainda realizados trabalhos de poda nas árvores do Largo Hermenegildo Solheiro.

 

“Todos os trabalhos executados, como estes, decorrerão sempre após uma rigorosa e detalhada análise no terreno, por equipas competentes”, assegura a edilidade.

 

 

 

[Fotografia capa: Município Melgaço]

Últimas