PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço: Governo rendido à Festa do Alvarinho – «Temos obrigação de dar garantias aos produtores»

28 Abril, 2017 - 15:47

147

0

Certame arrancou esta sexta-feira. São esperados cerca de 60 mil visitantes.

O Secretário de Estado da Agricultura e da Alimentação felicitou esta sexta-feira toda a organização da Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço “pelo trabalho que tem desenvolvido na promoção das riquezas regionais que são neste evento os protagonistas principais”. Perante dezenas de pessoas que assistiram à cerimónia de abertura, incluindo a Real Confraria do Alvarinho, Luís Medeiros Vieira realçou que tanto o vinho Alvarinho como o fumeiro de Melgaço “fazem parte da nossa identidade”. “Nós [Governo] temos o direito e a obrigação não só de manter vivas estas tradições mas também dar garantias aos nossos produtores, de assegurar os seus rendimentos através de iniciativas como esta”.
De palavras optimistas, o Secretário de Estado considerou ainda que a criação da sub-região de Monção e Melgaço, em 2009, “projetou um produto que é hoje um ex-libris. Estamos na presença de um vinho de excelência. De muita qualidade. Um vinho que se afirma cada vez mais nos mercados internacionais pela sua qualidade”. A região dos vinhos verdes que, revelou Medeiros Vieira, “tem prestado uma grande dinâmica. Em 2016, as exportações do vinho verde ultrapassaram os 60 milhões de euros”. Os valores têm crescido muito para além de outros tipos de vinho “o que mostra claramente o reconhecimento que o vinho verde tem lá fora, em particular o vinho Alvarinho”.

Manoel Batista: “Continuarei a apostar na Festa do Alvarinho, no Wine Fest e na Festa do Espumante”

As palavras do Secretário de Estado encheram de contentamento os presentes, sobretudo o presidente da Câmara local. No seu discurso, Manoel Batista abriu portas a “um acontecimento que afirma Melgaço e que se afirma cada vez mais como um momento único ao longo do ano no que toca a momentos de raiz vínica e de produtos locais”. “O que se iniciou com um desafio lançado aos nossos produtores, é hoje uma realidade incontornável e de visita obrigatória”, sublinhou o edil melgaçense. “Este é o palco de excelência que mostra o que de melhor se faz em Melgaço. Por isso, é nosso propósito melhorá-lo todos os anos”. Ato contínuo, o presidente pediu um aplauso aos produtores presentes. A plateia respondeu em peso. “Continuarei a apostar na Festa do Alvarinho e do Fumeiro, no Alvarinho Wine Fest e na Festa do Espumante como importantes momentos de divulgação do nosso território e das nossas gentes”, concluiu o autarca. Novo aplauso.
Recorde-se que a Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço começou esta sexta-feira e vai prolongar-se até domingo. O certame conta com a presença de 32 produtores de alvarinho, da Sub-região de Monção e Melgaço, 16 de fumeiro e produtos locais e 6 tasquinhas. São esperados cerca de 60 mil visitantes.
O recinto da Festa conta com um total de 69 expositores e uma Zona de degustações com capacidade para 140 pessoas sentadas; um Auditório de showcooking, com chefes de renome; e provas comentadas de vinhos, onde críticos e sommeliers conduzem a assistência por diferentes tipologias de Alvarinho. Para além da exposição, prova e venda de produtos, o programa do evento oferece ainda um conjunto variado de atividades, de entre as quais se destaca a realização dos concursos de produtos locais e dos workshops de corte de presunto, o desfile de confrarias báquicas e gastronómicas, a animação musical, diurna e noturna, e ainda toda uma gama de atividades paralelas, de animação turística e desportiva.

Últimas