PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço: Governo reconhece força dos produtores de Alvarinho no crescimento da economia portuguesa

28 Abril, 2023 - 20:12

853

1

Festa do Alvarinho e do Fumeiro.

A Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional destacou e felicitou esta sexta-feira os produtores de Alvarinho pelo contributo dado ao crescimento da economia portuguesa. 

 

Na cerimónia de inauguração da Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço, a governante puxou dos dados do Eurostat.

 

Houve um crescimento da economia portuguesa no primeiro trimestre deste ano, que surpreendeu pela positiva e superou a média da zona euro e da União Europeia (UE).

 

O Produto Interno Bruto (PIB) português avançou 2,5% em termos homólogos nos primeiros três meses deste ano, o terceiro melhor registo entre os países da União Europeia (UE), segundo o Eurostat. Já o crescimento em cadeia, de 1,6%, foi o mais alto da UE.

 

“Estes valores resultam também desta grande capacidade que os nossos produtores e que os nossos empresários têm tido, sobretudo no que diz respeito às dinâmicas de exportação e que colocam Portugal muito acima da média da UE”, felicitou Isabel Ferreira.

 

 

Batista dá o pontapé de saída aos 30 anos

É já no próximo ano que a Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço chega às 30 edições, de forma ininterrupta.

 

Recorde-se que, mesmo durante a pandemia da COVID-19, este evento readaptou-se e nunca deixou de estar presente entre os melgacenses, Alto Minho e toda a população em geral.

 

“São agora 29 edições da nossa Festa do Alvarinho e do Fumeiro, que é um dos eventos âncora e o mais antigo de Melgaço. Desde 1995 que tem acontecido, acrescentando valor ao modelo vencedor que foi inaugurado nesse mesmo ano”, recordou o Presidente da Câmara, Manoel Batista, no seu discurso de inauguração.

 

“Inovação e novidades são palavras de ordem que todos os anos aportamos para esta festa. Para além dos produtos de qualidade que estarão em prova, decidimos aumentar a área desta festa. Está agora com um total de cerca de 800 metros quadrados para a restauração e uma área de 3 mil metros quadrados para os nossos produtores”, realçou.

 

“Continuamos a apostar nas raízes que estiveram na origem e na evolução natural, assinalada ao longo destes anos. Temos nesta tenda o potencial da nossa região e sabemos que vamos ter milhares de visitantes”, referiu Batista, congratulando os produtores pela capacidade de resiliência.

 

Por serem “inventivos e altamente profissionais”.

 

Fatores que, considera o Presidente da Câmara, conduziram ao êxito da Festa do Alvarinho.

 

“Prova disso é que temos nas nossas unidades hoteleiras e nos municípios vizinhos que vieram até este evento reconhecido como de Interesse Turístico Nacional”.

 

Com os 30 anos da Festa do Alvarinho no horizonte, Batista concluiu a assumir que “somos, por excelência, a montra de Monção&Melgaço onde temos uma casta que nos diferencia. Que nos torna únicos e devemos dela fazer bandeira”.

 

 

Veja a galeria de fotos [Rádio Vale do Minho]

 

 

 

A Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço, surgida em 1995, é considerado atualmente um dos maiores eventos vínicos e gastronómicos do Alto Minho/Galiza.

 

São dezenas de produtores de vinho queijo, fumeiro e outros produtos locais que, todos os anos, dão a conhecer o potencial da região num certame que atrai milhares de visitantes de vários pontos do país, mas também da vizinha Galiza e ainda melgacenses emigrantes.

 

Saiba mais AQUI.

 

 

 

[Fotografias capa: Rádio Vale do Minho]

Últimas