PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço: Gosta de lampreia? Aí está um ‘pack’ turístico com visita às pesqueiras [FOTOS]

14 Maio, 2022 - 22:44

740

0

Turismo.

Foi lançado este sábado, em Melgaço, um pack turístico intitulado A Lampreia e as Pesqueiras do Rio Minho. Uma atração que será operada pela empresa de animação turística Montes de Laboreiro e que vai estar disponível todo o ano, sob marcação.

 

O objetivo, explicou o Município de Melgaço, passa por “aproveitar o potencial turístico e cultural da atividade piscatória na raia”.

 

A apresentação contou com uma visita às pesqueiras do Rio Minho na zona de Alvaredo, naquele concelho, onde um profissional da arte da pesca da lampreia explicou como tudo acontece naquelas pesqueiras milenares.

 

Visivelmente satisfeito com a inovação, o presidente da Câmara acredita que este pack turístico vai ter grande êxito junto dos visitantes.

 

“Felicito a empresa. Penso que é de louvar, porque este património das pesqueiras do Rio Minho pode tornar-se um património valiosíssimo do ponto de vista turístico. Desde que bem guiada e com segurança, vai conseguir-se curiosidade, vontade e público que queira ver estas pesqueiras milenares”, disse Manoel Batista à Rádio Vale do Minho.

 

“Penso que uma boa parte do povo português e mesmo o estrangeiro não conhece isto. É uma excelente iniciativa que pode trazer riqueza”, acrescentou.

 

 

 

Veja a nossa galeria de fotos:

 

 

 

A ação turística, foi explicado, vai consistir em orientar os turistas pelos trilhos de acesso às pesqueiras, exemplificando todo o processo da arte da pesca, pelos próprios pescadores, desde a construção das redes até ao seu uso nas pesqueiras, contando as histórias e curiosidades sobre a arte da pesca artesanal e das construções milenares existentes nas duas margens.

 

A visita promete porporcionar, assim, aos turistas uma experiência associada à gastronomia, aos produtos endógenos e à descoberta das suas origens, à autenticidade do território e ao saber fazer tradicional.

 

Esta apresentação do pack turístico esteve enquadrada na Festa dos Pescadores das Pesqueiras do Minho que, num almoço convívio, juntou à mesma mesa dezenas dos profissionais desta arte que todos os anos coloca à mesa o tão apreciado ciclóstomo que pode ser confecionado das mais variadas formas.

 

 

[Fotografias: Rádio Vale do Minho]

Últimas