PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço: Franceses vieram cá e até plantaram uma árvore com o Presidente [FOTOS]

29 Novembro, 2022 - 10:16

329

0

Lavelanet.

O Município de Melgaço recebeu uma comitiva de Lavelanet, localidade francesa com a qual o concelho português está geminado há 10 anos.

 

Recorde-se que, em setembro passado, o autarca melgacense, Manoel Batista, esteve em Lavelanet, por ocasião da 22ª Fête de La Noisette (feira de produtos locais), aproveitando o momento para assinalar este 10º aniversário desta geminação.

 

O acordo de geminação entre os dois municípios assume-se como uma forma de cooperação e aproximação entre as culturas e cidadãos destas duas localidades. Tem como propósitos:

  • Promover o desenvolvimento cultural e desportivo de forma a descobrir e aprender projetos culturais e de desenvolvimento dos dois municípios;
  • Desenvolver intercâmbios culturais, desportivos, turísticos e escolares de forma a oferecer aos habitantes dos dois municípios uma melhor compreensão das realidades especificas de cada um e reforçar o diálogo intercultural;
  • Promover o comércio no campo económico, permitindo às empresas enriquecerem-se mutuamente e aproveitarem as oportunidades de negócios;
  • Criar uma estrutura de informação e comunicação entre os dois municípios, a fim de facilitar a execução de programas de cooperação.

 

 

 

Foi plantada uma aveleira

Em homenagem à vila de Lavelanet, e em jeito de simbolismo, foi plantada uma aveleira no Centro de Estágios de Melgaço.

 

O nome Lavelanet tem precisamente origem na palavra Avellana (castelhano e occitano), pela abundância de aveleiras naquela região. A avelã é o produto endógeno e ex-libris desta vila. De referir que, também Lavelanet aposta no desenvolvimento na área desportiva, sendo detentora de selos de vila ativa e desportiva.

 

 

Veja a galeria de fotos [créditos: Município de Melgaço]

 

 

[Fotografias: Município Melgaço]

Últimas