PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

3

6

Melgaço

Melgaço: Foi ao quintal…. e encontrou uma das víboras mais perigosas em Portugal

23 Outubro, 2022 - 15:07

18495

2

Vipera seoanei.

João Oliveira, um melgacense apaixonado pela fotografia da vida animal, registou há dias uma visita inesperada… no quintal lá de casa, em Lamas de Mouro.

 

Escondida numa aveleira, ali estava ela… uma víbora negra. Também chamada de Víbora-de-Seoane (Vipera seoanei).

 

“Só mais tarde tomei conhecimento de que se trata de uma das víboras mais perigosas que existem em Portugal”, contou o fotógrafo. “Até tive a tentação de lhe tocar mas ainda bem que não o fiz. Acossada pelo nosso cão, enroscou-se ameaçadora numa aveleira”, acrescentou.

 

Uma mordida pode ser fatal caso a vítima não se dirija imediatamente ao hospital.

 

 

 

Víbora negra captada em Lamas de Mouro – É uma das mais perigosas em Portugal
[Fotografia: João Oliveira]

 

 

Explica o jornal O Minho que esta cobra é conhecida como “víbora-preta” ou “víbora-do-gerês”, a espécie em Portugal apresenta duas colorações diferentes: a melânica e a cantábrica, conforme deu conta àquele jornal Pedro Alves, com a primeira a apresentar elevada concentração de melanina, dando um aspeto total ou parcialmente negro, enquanto a outra apresenta uma cor cinza ou castanha com riscas dorsal e transversais.

 

Ainda àquele jornal, Pedro Alves citou um estudo realizado nas Serras do Soajo e da Peneda que demonstrou que 85% dos indivíduos dessas populações apresentavam cor negra. Não há nenhum plano específico para proteger a víbora-de-Seoane.

[Fotografia capa: João Oliveira]

Tópicos:

#Biodiversidade

Últimas