PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Melgaço

Melgaço: «Filmes do Homem» vai ser apresentado esta terça-feira no Porto

18 Julho, 2017 - 10:00

362

0

Sessão vai ter lugar pelas 18h00, no espaço Mira Forum.

Vai ser apresentada esta terça-feira, pelas 18h00, no espaço Mira Forum, no Porto, a 4ª edição do Festival «Filmes do Homem» – Festival Internacional de Documentário de Melgaço. A sessão estará a cargo do presidente da Câmara melgacense, Manoel Batista, e Carlos Viana, oresidente da associação Ao Norte, organizadora do Festival.
Em 2017, este festival volta a marcar a exibição e promoção do cinema documental, pautado pela qualidade cinematográfica dos trabalhos selecionados para o prémio Jean Loup Passek e centrando-se nas temáticas habituais do festival – migração, fronteira e memória. Nesta edição concorreram ao prémio Jean Loup Passek um número recorde de filmes, excedendo as 400 candidaturas, entre as quais foram selecionadas 15 longas-metragens e nove curtas e médias metragens, candidatas ao prémio internacional na sua categoria. Sete destes filmes são também candidatos na categoria de Melhor Filme Português.
Mais de uma dezena (13) de realizadores candidatos ao prémio Jean Loup Passek estarão presentes no Festival para apresentarem os seus filmes, vindos de países tão diversos como Espanha, França, Alemanha, Itália, Finlândia e, claro, Portugal. O júri desta edição é constituído pelo cineclubista André de Oliveira e Sousa​, pelas realizadoras Graça Castanheira e Iris Zaki​, esta última vencedora do prémio Jean Loup Passek para melhor curta-metragem na edição do ano passado, pelo produtor e realizador Rodrigo Areias e pelo jornalista e programador brasileiro Sérgio Rizzo​. Os prémios a atribuir pretendem distinguir a melhor longa-metragem (3.000 euros), a melhor curta ou média-metragem (1.500 euros) e o melhor documentário português (1.000 euros).

Kino Meeting

De destacar nesta edição, durante o dia 4 de Agosto, o KINO MEETING – Encontro Internacional de Serviços Educativos de Cinema, com a presença de várias instituições internacionais, como as Cinematecas Alemã e Portuguesa, o Museu Nacional de Cinema Italiano, a Filmoteca da Catalunha, os Cineclubes de Viseu e Faro, a Casa Museu de Vilar e o Festival de Cinema de Animação Cinanima. O encontro pretende dar a conhecer o trabalho desenvolvido por estas instituições na educação de públicos e servirá como ponto de partida para discutir a criação de um serviço educativo no Museu do Cinema de Melgaço – Jean Loup Passek.
Nos dias 4 e 5 de agosto, FILMES DO HOMEM vai acolher os III Encontros Arraianos de Cinema​, iniciativa que pretende fomentar a criação de redes de colaboração entre Cineclubes e Festivais de Cinema da raia Portugal/Espanha, promover e divulgar o cinema raiano e estimular o diálogo cultural e institucional entre fronteiras.
Esta iniciativa contará com a realização de dois eventos: o Encontro Arraiano de Cinema na Casa da Cultura de Melgaço, no dia 4 de agosto, que pretende reunir os representantes de cineclubes, festivais de cinema e universidades presentes para o fomento de redes de colaboração; e a apresentação do livro “Arraiano entre os Arraianos”, de Xosé Luís Méndez Ferrín, por Aser Álvarez, no dia 5 de agosto, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Melgaço.

Curso de verão «Fora de Campo»

Tal como nos anos anteriores realiza-se, de 1 a 6 de Agosto, o curso de verão FORA DE CAMPO​, centrando-se em Cinema, Narrativas e Lugares de Memória. O curso pretende ser um encontro de reflexão e debate multidisciplinar, tendo como objetivo primordial aproximar abordagens artísticas, tecnológicas e das ciências sociais e humanas ao
cinema. Enquanto os dias 1 e 2 serão dedicados à reflexão dos temas propostos, durante os dias 3 e 4 decorrerão quatro workshops temáticos.
Presente desde a primeira edição está a residência cinematográfica e fotográfica PLANO FRONTAL​, dedicada a alunos e recém-graduados de escolas de cinema, comunicação e de artes visuais, orientados pelo realizador Pedro Sena Nunes e apoiados por uma vasta equipa técnica qualificada. Nos últimos três anos foram já produzidos 12 documentários e seis projetos de fotografia, que fazem agora parte do acervo da Câmara Municipal, ao mesmo tempo que possibilitaram aos alunos selecionados produzir trabalho artístico e independente. Nesta edição, a residência vai receber mais quatro equipas de cinema e três fotógrafos para continuar a proporcionar esta experiência e a enriquecer o arquivo audiovisual sobre a região.
O Filmes do Homem – Festival Internacional de Documentário de Melgaço é organizado pela Câmara Municipal de Melgaço em parceria com a AO NORTE – Associação de Produção e Animação Audiovisual, e pretende promover e divulgar o cinema etnográfico e social, refletir sobre identidade, memória e fronteira e contribuir para um arquivo audiovisual sobre a região.

Últimas