A 10.ª edição do Festival Internacional de Documentário de Melgaço – MDOC vai contar com 22 estreias nacionais, três de produção portuguesa, e 31 filmes na seleção oficial.
Aquele festival realiza-se este ano entre 29 de julho a 4 de agosto, em Melgaço, distrito de Viana do Castelo.
Será também exibido o filme ‘Percebes’, de Laura Gonçalves e Alexandra Ramires, que venceu o Prémio Cristal de Melhor Curta-Metragem do Festival de Cinema de Animação de Annecy, em França.
Entre os 31 filmes a concurso, 20 são longas-metragens e 11 curtas e médias-metragens, numa edição dominada por temas como a questão palestiniana, os direitos humanos, as migrações, o colonialismo, o ambiente, as questões de género.
Dos 31 documentários de expressão cinematográfica integrados na seleção oficial, nove são portugueses e 22 são internacionais – da Indonésia, França, Rússia, Alemanha, Áustria, EUA, Itália, Canadá e Países Baixos.
Além da competição oficial, o MDOC integra uma Oficina de Documentário, residências de cinema e fotografia, ‘masterclasses’, análise de um filme documentário de referência, estreia de seis exposições e um curso de verão.
Comentários: 0
0
0