PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Melgaço

Melgaço: Festa do Espumante já começou a mostrar inovações – Reparou no cartaz?

5 Novembro, 2019 - 11:00

191

0

PUB É uma das primeiras inovações já reveladas na edição deste ano da Festa do Espumante de Melgaço: o cartaz. Com um design e um tipo de letra diferente, não […]

PUB

É uma das primeiras inovações já reveladas na edição deste ano da Festa do Espumante de Melgaço: o cartaz. Com um design e um tipo de letra diferente, não passou despercebido a grande parte dos internautas nas redes sociais.

O programa ainda não foi divulgado, mas a autarquia já foi deixando algumas pistas. Para já, nada que não fuja à regra das edições anteriores. Haverá uma zona de restauração em funcionamento contínuo. Dois restaurantes da região apresentarão propostas gastronómicas, desde os sabores mais tradicionais a interpretações mais contemporâneas.

Haverá também a área de expositores de espumante (com possibilidade de provas e aquisição imediata por parte do visitante). Irá continuar também a área de expositores de variados produtos locais (queijos, fumeiro, broa, mel e doçaria variada apresentam-se como um perfeito complemento ao alvarinho.

À semelhança do que tem vindo a ser feito, não faltará o auditório de showcooking, onde conhecidos chefes de cozinha apresentarão criações de autor confecionados com vários produtos da região. Vão decorrer também as provas comentadas de vinhos, onde críticos de vinhos e sommeliers conduzem o público por diferentes tipologias de espumantes.

“A Festa do Espumante foi uma aposta arriscada, mas hoje o certame já se afirmou. E prova disso são os números: em 2018 tivemos cerca de 7 mil visitantes. É uma montra privilegiada para o nosso Alvarinho e para a gastronomia regional. Não tenho dúvidas, nenhumas, de que é uma aposta ganha!”, considera o presidente da Câmara Municipal, Manoel Batista.

 

Tenda será maior

 

Para já, uma das maiores novidades que se conhece é a de que a tenda – no Largo do Mercado – será maior. “Vai ter mais cerca de 500 metros quadrados relativamente à tenda do ano passado, o que fará uma área total de 1500 metros quadrados”, revelou o autarca melgacense à Rádio Vale do Minho, adiantando ainda que a forma da tenda irá também mudar. O topo passará a ser mais curvo, de forma semelhante à tenda usada na Festa do Alvarinho e do Fumeiro.

“Esta festa irá uma vez afirmar-se como um grande evento ligado à vinha e ao vinho da sub-região Monção/Melgaço. Nesta edição vamos inovar, com um espaço maior e mais renovado. Com mais requinte”, assegurou.

Recorde-se que, na edição do ano passado, a Festa do Espumante registou uma afluência aproximada de sete mil visitantes. Números que vêm crescendo ano após ano.

Começou em 2015, ainda no Largo Hermenegildo Solheiro, e logo aí arrebatou um enorme êxito. Dados da empresa responsável pela produção registaram casa cheia todos os dias, com um total de 4.000 a 4.500 visitantes. Desde então foi sempre a subir. E a ascensão tornou-se mais notória com a mudança de casa ocorrida no ano passado, ao transitar para o Largo do Mercado.

Com o anunciado aumento da tenda da edição deste ano, ainda não é conhecido o número de produtores presentes. No entanto, a espinha dorsal do evento irá certamente continuar. Durante três dias consecutivos, este evento tem sido uma montra privilegiada para dezenas de espumantes da casta rainha da região, o Alvarinho, e para a gastronomia regional. Não faltarão as habituais provas comentadas, provas sensoriais, música e sessões de cozinha ao vivo.

A Festa do Espumante de Melgaço é organizada pela Câmara Municipal de Melgaço. Conta com a produção da EV-Essência do Vinho.

 

[Fotografia: Município de Melgaço]

 

PUB

 

Últimas