PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço: Festa do Espumante começa esta sexta-feira

20 Novembro, 2015 - 09:01

218

0

Certame vai prolongar-se até domingo. Cerimónia de abertura está marcada para as 18h00.

Arranca esta sexta-feira a Festa do Espumante de Melgaço. A cerimónia de abertura está marcada para as 18h00.
O certame vai decorrer no Largo Hermenegildo Soalheiro, em pleno centro da vila. “Melgaço organiza uma grande celebração em torno dos espumantes elaborados no concelho, facultando aos produtores uma nova oportunidade de promoção e divulgação mas, sobretudo, de contacto direto com diferentes públicos. Estimamos que o evento atraia a Melgaço vários visitantes, não apenas locais como de fora da sub-região”, disse o presidente da Câmara, Manoel Batista.
A festa conta com a presença de 13 produtores de espumante, três expositores de fumeiro e outros produtores regionais típicos do concelho. Estarão ainda presentes dois restaurantes que vão apresentar propostas gastronómicas para serem harmonizadas com os vinhos. A estrutura onde decorrerá a iniciativa, garante a organização, possui todas as condições de conforto para receção dos visitantes, incluindo uma área central de lugares sentados. “Será precisamente um pretexto acrescido de visita até Melgaço, numa época do ano em que o calendário de eventos tem menos oferta. E todos sabemos como o vinho e a gastronomia são fundamentais para impulsionar a economia local e levar esses novos públicos a contactar com a oferta cultural e de turismo de natureza que também podemos proporcionar”, realçou o edil melgaçense.

Chef Hernâni Ermida vai estar na Festa

O chef de cozinha Hernâni Ermida vai marcar presença na Festa do Espumante de Melgaço. O especialista vai protagonizar a primeira sessão de cozinha ao vivo este sábado, a partir das 14h30. Ao público, o chef promete apresentar várias criações com produtos identificados com Melgaço.
Nascido em 1956, em Resende, Hernâni Ermida frequentou o curso superior da Escola Lenôtre e o curso de Diatétic, ambos em França, tendo frequentado também o curso de Chocolate, Pastelaria e Petit-Fours-Cacao Barry na Neoquímica do Porto. Ao longo de vários anos popularizou-se na televisão portuguesa através de diversas rubricas de culinária. Representou Portugal no concurso mundial “Bocuse d’Or 99″ e no Festival Mundial do Bacalhau.
À mesma hora, mas no domingo, será a vez do chefe Vítor Matos. Detentor de uma cozinha apurada que traduz muita investigação, técnica imaculada e criatividade apoiada no conhecimento das raízes dos produtos e dos “terroirs” gastronómicos, após alguns anos com estrela Michelin na Casa da Calçada, em Amarante, enfrenta agora um desafio pessoal, o restaurante Antiqvvm, na cidade do Porto. Em Melgaço promete uma reinterpretação surpreendente da cozinha local.
Ainda do cartaz da Festa do Espumante consta a participação de produtores regionais – Melgaço em Sabores, Prados de Melgaço e Quinta de Folga. Queijos, enchidos e doçaria não faltarão, sendo ainda de realçar os momentos das apresentações e lançamentos de novos produtos como o “sushi doce de Alvarinho” e a “trufa de Alvarinho Casta Boa” e queijos de cabra “Prados de Melgaço”.
O encerramento deste primeiro dia está previsto para as 2h00. No sábado, a festa decorre entre as 12h00 e as 2h00. No domingo, entre as 12h00 e as 18h00. A entrada é livre. A aquisição do copo custará 2,50 euros. Os espumantes a copo terão um preço de 2 euros e, em garrafa, a partir dos 6 euros (rosado/tinto) e dos 8 euros (Alvarinho). A participação nas diferentes atividades também é livre, estando apenas sujeita ao número de lugares disponíveis.

Últimas