PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço: Festa do Alvarinho e do Fumeiro começa esta sexta-feira

28 Abril, 2017 - 03:10

176

0

«Cerimónia de abertura marcada para as 11h00.

A Câmara de Melgaço espera um aumento do número de visitantes na edição deste ano da Festa do Alvarinho e do Fumeiro. O certame arranca esta sexta-feira e prolonga-se até domingo. Uma das «imagens de marca» tem sido uma enorme afluência, que tem rondado uma média de 50 mil entradas nos últimos anos. Este ano, com o feriado de 1 de maio na segunda-feira seguinte, a autarquia tem ainda mais razões para sorrir. “Julgo que será uma oportunidade para aumentar o volume de pessoas. O ano passado registámos um número de visitas muito elevado no domingo. Muito mais elevado do que os anos anteriores e este ano estamos convencidos que isso vai voltar a acontecer”, disse à Rádio Vale do Minho o presidente da Câmara Municipal, Manoel Batista.
Sobre esta edição da Festa do Alvarinho, o autarca melgacense acredita que “será uma edição com um sucesso tão grande ou maior do que as edições anteriores”. Confiante num evento já fortemente enraizado no concelho, Manoel Batista realça que a organização “tem vindo a melhorar sempre. A aposta que temos feito é a de inovar de ano para ano. Fazer com que a festa seja um momento de encontro. Um momento de festa grande e isso tem acontecido e isso tem acontecido e temos afirmado ao longo dos anos. E este ano não vai ser diferente”.
Recorde-se que a edição do ano passado ficou marcada pelo melhor dos balanços. “Foi a maior edição de sempre”. No final da festa, ao Jornal de Notícias (JN), a Câmara de Melgaço garantiu que a edição de 2016 alcançou os 50 mil visitantes durante os três dias. Para este resultado, disse a edilidade àquele jornal, “contribuíram a renovação da imagem do evento, o investimento para dotar o recinto de mais conforto, o facto de ter sido num fim-de-semana prolongado e também a cada vez maior qualidade em torno do produto à volta do qual se faz a festa”.
Referiu ainda o JN que durante a edição do ano passado esgotaram os copos vendidos pela organização bem como o alojamento nas unidades hoteleiras do concelho (cerca de 400 camas) e localidades vizinhas.
O recinto teve 72 expositores, distribuídos por uma área coberta, 31 dos quais de Alvarinho, da Sub-região de Monção e Melgaço, 18 de fumeiro e produtos locais, 16 de artesanato, instituições e associações, e ainda com 8 tasquinhas. O espaço teve ainda uma zona de degustações com capacidade para 140 pessoas sentadas; e um Auditório de showcooking.

Abertura esta sexta-feira ao final da manhã

O Secretário de Estado da Agricultura e da Alimentação, Luís Medeiros Vieira, vai presidir à sessão de abertura da Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço. O certame conta com a presença de 32 produtores de alvarinho, da Sub-região de Monção e Melgaço, 16 de fumeiro e produtos locais e 6 tasquinhas.
O recinto da Festa conta com um total de 69 expositores e uma Zona de degustações com capacidade para 140 pessoas sentadas; um Auditório de showcooking, com chefes de renome; e provas comentadas de vinhos, onde críticos e sommeliers conduzem a assistência por diferentes tipologias de Alvarinho. Para além da exposição, prova e venda de produtos, o programa do evento oferece ainda um conjunto variado de atividades, de entre as quais se destaca a realização dos concursos de produtos locais e dos workshops de corte de presunto, o desfile de confrarias báquicas e gastronómicas, a animação musical, diurna e noturna, e ainda toda uma gama de atividades paralelas, de animação turística e desportiva.
A Festa do Alvarinho e do Fumeiro é uma festa tradicional que tem evoluído ao longo dos anos, sem nunca perder a sua identidade e sempre focada na promoção e valorização da região e das suas principais caraterísticas. Durante três dias assiste-se a uma mostra dos produtos locais ao Minho, a Portugal e ao mundo: todos os anos são muitos (e cada vez mais) os que de Portugal, e não só, se deslocam ao Município mais a Norte de Portugal para participar neste certame de renome, um evento incontornável na rota das festas gastronómicas do país. Dos Vinhos Alvarinhos, ao Fumeiro e ao Artesanato, passando pelo Turismo e pela Gastronomia, a Festa do Alvarinho e do Fumeiro reúne as características populares que estiveram na sua origem e a evolução natural assinalada ao longo dos anos. “Não podemos descurar a grande importância deste evento para toda a economia local que, há mais de 20 anos, é impulsionada também através deste evento, sejam os produtores de Vinho Alvarinho, sejam os do Fumeiro que, em 2015, viram este produto ser distinguido pela Comissão Europeia, através da integração do presunto e da chouriça de carne na lista dos produtos com Indicação Geográfica Protegida (IGP)”, realça a autarquia melgacense.
A cerimónia de abertura está agendada para as 11h00.

Últimas