PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço: Festa do Alvarinho arranca esta sexta-feira

1 Maio, 2015 - 08:15

209

0

Certame vai prolongar-se até domingo. Conta com 74 expositores distribuídos por um recinto coberto com cerca de cinco mil metros quadrados.

Arranca esta sexta-feira a 21ª edição da Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço. O certame vai decorrer até domingo. A cerimónia de abertura está marcada para as 11h30 e conta com a presença do presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Manuel Machado. Em declarações recentes à Vale do Minho, o presidente da Câmara de Melgaço, Manoel Batista, mostrou-se confiante que a fasquia dos 50 mil visitantes vai ser ultrapassada. “Acreditamos sempre que todos os anos conseguimos melhorar e aumentar o número de visitantes. Já temos noção de que todo o alojamento Melgaço, Monção, Valença e até em Cerveira está esgotado. Isso é sinal de que temos muita gente a visitar-nos. Gente que, com muita antecedência, esgota o alojamento todo. Estamos convencidos de que vamos ultrapassar os números do ano passado”, disse o autarca.
A edição deste ano já tem um sabor especial para os produtores do fumeiro da região. Recorde-se que a Comissão Europeia integrou há dias, na lista de produtos com Indicação Geográfica Protegida (IGP), a chouriça de carne e o presunto de Melgaço. Manoel Batista referiu à Vale do Minho que “foi uma excelente notícia e o culminar de um trabalho feito ao longo dos últimos 14 anos”. O edil melgaçense salientou ainda que esta distinção é “importante para o reconhecimento da qualidade dos nossos produtos. É também importante para que os nossos produtores possam ver abertos mais mercados para este filão de economia, que é o fumeiro de Melgaço”.
A chouriça de carne de Melgaço é produzida a partir de carne de porco de raça bísara. É um enchido tradicional curado pelo fumo, de forma cilíndrica, em forma de ferradura. De cor castanha clara, com diâmetro entre os dois e os três centímetros de comprimento, pode variar entre os 30 e 35 centímetros. “Mantendo a tradição, o nosso fumeiro procura modernizar-se com novas empresas e novas tecnologias”, disse o edil melgaçense.
A Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço conta este ano com 74 expositores distribuídos por um recinto coberto com cerca de cinco mil metros quadrados.

Últimas