PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Melgaço

Melgaço: Festa do Alvarinho aproxima-se com piso renovado

2 Março, 2018 - 05:34

422

0

Já faltam menos de dois meses para a próxima edição da Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço. Um certame que deverá dar nas vistas logo ao início, desde […]

Já faltam menos de dois meses para a próxima edição da Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço. Um certame que deverá dar nas vistas logo ao início, desde logo pela mudança do piso. Recorde-se que o Largo do Mercado, espaço onde decorre o evento, está a ser alvo de uma profunda reabilitação. Os trabalhos avançam e está prestes a transformar-se num espaço público pedonal, complementado por 92 lugares de estacionamento, sendo quatro destinados a pessoas com mobilidade condicionada, convertendo-se semanalmente no novo espaço de feira com 105 lugares de venda. As obras, disse o presidente da Câmara à Rádio Vale do Minho, decorrem a bom ritmo. “O chão vai ficar um pouco mais liso e já não será desculpa para alguma menor sustentabilidade de algumas pessoas”, disse Manoel Batista com uma gargalhada à mistura. Esta obra é apoiada pelo Programa Operacional NORTE 2020. O custo total é de 633 mil euros, sendo o investimento elegível 542 mil euros. A contribuição FEDER através do Norte 2020 é de 460 mil euros.

 

 

O layout do certame, adiantou ainda o autarca à Rádio Vale do Minho, “terá algumas alterações mas irá manter no essencial a estrutura dos anos anteriores. Iremos continuar a procurar ser um lugar de excelência para a apresentação dos nossos produtos”. No ano passado foram mais de 70 expositores distribuídos por uma área coberta, sendo que mais de 30 são de Alvarinho da Sub-região de Monção e Melgaço. Os restantes dividem-se entre o fumeiro, artesanato, instituições e associações, e ainda tasquinhas. Na edição passada, o espaço teve ainda uma zona de degustações com capacidade para 140 pessoas sentadas; e um Auditório de showcooking.

A próxima edição da Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço realiza-se entre 27 e 29 de abril. É uma festa tradicional que tem evoluído ao longo dos anos, sem nunca perder a sua identidade e sempre focada na promoção e valorização da região e das suas principais caraterísticas. Durante três dias assiste-se a uma mostra dos produtos locais ao Minho, a Portugal e ao mundo: todos os anos são muitos os que de Portugal, e não só, se deslocam ao Município mais a Norte de Portugal para participar neste certame de renome.

Últimas