PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Melgaço

Melgaço: Fazer 320 metros de ‘slide’ na Branda da Aveleira

9 Junho, 2022 - 20:13

1276

0

Nova atração promete trazer mais visitantes à localidade.

Tem 320 metros de comprimento e começa a funcionar no próximo domingo, dia 12 de junho.

 

Um novo cabo de slide promete ser grande atração turística na localidade da Branda da Aveleira, freguesia de Gave, em Melgaço. 

 

O novo equipamento vai ser operado pela empresa Azevim Naure. Para experimentar esta nova diversão, é necessária inscrição prévia que pode ser feita AQUI.

 

Durante o percurso, mas a uma velocidade de slide, os radicais vão ter oportunidade de ver de cima o rio Aveleira e toda a paisagem desta branda localizada a 1.050 metros de altitude, às portas do Parque Nacional Peneda-Gerês.

 

 

 

Veja as fotos [créditos: Azevim Nature]

 

 

Sobre a Banda da Aveleira

A Branda da Aveleira, uma das muitas brandas existentes nas zonas mais altas da região, é utilizada desde o século XII, na altura da Primavera e do Verão, como branda de pastoreio.

 

Localizada nas imediações do Parque Nacional da Peneda-Gerês, nos limites dos concelhos de Melgaço, Monção e Arcos de Valdevez, era para aqui que, todos os anos, na altura mais quente do ano, os brandeiros subiam com os seus rebanhos, deixando os terrenos situados a altitudes mais baixas disponíveis para o cultivo do milho e do feijão.

 

Facilmente afiguramos estes campos verdejantes apinhados de gado ovino, bovino, cavalar e até caprino.

 

Por volta dos anos 60 e 70, a emigração deixou a aldeia semi-abandonada mas, anos depois, os habitantes voltaram, aproveitando fundos comunitários para requalificar as suas habitações para turismo de aldeia.

 

Atualmente, é possível encontrar cerca de oitenta cardenhas (10 recuperadas para Turismo) – pequenas construções rústicas em pedra onde os brandeiros pernoitavam, sendo o piso inferior destinado ao gado, o que permitia aquecer o andar superior.

 

 

[Fotografias capa: Azevim Nature]

Últimas