PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Melgaço

Melgaço: Este documento tem mais de 500 anos – Foi recuperado e ‘está como novo’

16 Novembro, 2022 - 18:21

1068

2

Compromisso da Misericórdia de Melgaço.

Intitula-se de Compromisso da Misericórdia de Melgaço. Um documento raro, com mais de 500 anos, e que foi inteiramente recuperado.

 

O documento foi depositado no Arquivo do Município em junho de 2017. Dado o seu estado de conservação, a Santa Casa da Misericórdia de Melgaço encetou o processo de restauro integral do documento que ficou a cargo do Gabinete de Conservação e Restauro da Misericórdia de Lisboa.

 

Ficou como novo. Está de volta a Melgaço e já se encontra novamente no Arquivo Municipal.

 

O Compromisso da Misericórdia, documento que funda a Santa Casa da Misericórdia de Melgaço, foi outorgado pelo Rei D. Manuel, em 15 de novembro de 1516, impresso em 20 de dezembro 1516 e concedido à Misericórdia de Melgaço a 12 de julho 1517.

 

“Trata-se de um documento raro, com mais de cinco séculos, do qual existem apenas dez exemplares em Portugal e um na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos da América”, realça o Município de Melgaço.

 

O documento inclui também o único exemplar identificado, até ao momento, da edição de 1609, reimprimida, do texto do Compromisso publicado em 1577.

 

[Fotografia: Município Melgaço]

Últimas