PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço: Esta zona empresarial vai posicionar o concelho “na linha da frente” em competitividade

19 Outubro, 2022 - 11:54

878

0

Investimento de três milhões de euros.

“A Zona Empresarial de Alvaredo (ZEA) posicionará Melgaço na linha da frente em termos de competitividade no acolhimento empresarial e reforçará a sua centralidade no contexto da euro-região Galiza-Norte de Portugal”. A garantia é deixada prelo presidente da Câmara de Melgaço, Manoel Batista, que se mostra bastante satisfeito com o andamento dos trabalhos.

 

As obras da fase 1 iniciaram-se no ano passado (2021) e representam um investimento de cerca de três milhões de euros, cofinanciado pelo FEDER no montante de 1.500.000,00€, no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte, Norte2020.

 

“Já temos empresas interessadas e está já em andamento o processo de Declaração de Utilidade Pública (DUP) para a segunda e terceira fases desta zona industrial”, acrescentou o autarca melgacense considerando que os apoios da União Europeia “são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento dos territórios. Com este apoio em concreto para a ZEA, Melgaço será um concelho mais competitivo e de maior interesse para os investidores”.

 

O projeto da ZEA abrange uma operação de loteamento com obras de urbanização e acesso à Zona Empresarial, com uma alocação de 35 263 m² para área destinada a 5 lotes, distribuindo-se as áreas de cedência por um lote destinado a equipamento coletivo com 1 685 m², espaços verdes de utilização coletiva com 9 712 m² e espaços verdes de enquadramento com 3 649 m².

A operação pretende levar a efeito três intervenções distintas:

  • Operação de loteamento com obras de urbanização destinadas à edificação urbana;
  • Novo acesso a executar em solo rural que estabelecerá a ligação entre a operação de loteamento e a via existente a nascente;
  • Beneficiação de via existente a nascente – fundamentada exclusivamente na necessidade de permitir o acesso de veículos de grandes dimensões à Zona Empresarial a criar – estabelecendo a ligação à EN 202.

 

 

[Fotografia: Arquivo/Município Melgaço]

Últimas