PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço: Esta terça-feira é uma ‘data especial’ para o Alvarinho… e a Dona Paterna vai celebrar

6 Junho, 2022 - 19:00

423

0

No restaurante Miradouro do Castelo, em Castro Laboreiro.

Foi no dia 7 de junho de 2017 que foi criado o Selo de Garantia Exclusivo para Monção e Melgaço, certificado pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes.

 

Desde então, todos os vinhos que tenham a denominação de Origem Vinho Verde, de uvas colhidas e vinificadas na sub-região de Monção e Melgaço, com menção a tal na rotulagem, e engarrafados por agentes da sub-região, podem usar este selo que certifica a autenticidade e genuinidade dos produtos provenientes de Monção e Melgaço, como forma de garantir que é esta sub-região que está na origem da casta alvarinho com características singulares.

 

A data ficou a partir daí conhecida como o Dia da Sub-Região de Monção&Melgaço.

 

Este ano, a marca de Alvarinho Dona Paterna – de Melgaço – vai celebrar a data no restaurante Miradouro do Castelo, em Castro Laboreiro. Como? Ao almoço ou jantar, todos os clientes serão brindados com um copo de vinho alvarinho Dona Paterna.

 

“A sub-região de Monção e Melgaço tem condições naturais de microclima e solo que fazem desta um terroir único no mundo. Monção e Melgaço é a origem do Alvarinho. Nós, produtores, temos de saber potenciar o que o território nos dá, e é muito. Conseguimos daqui fazer vinhos de excelência, reconhecidos por todo o mundo”, refere o produtor Carlos Codesso, um dos principais rostos da marca.

 

“Esta iniciativa pretende ser uma forma de brindar quem visita o território, mas também a população, com o que de melhor este tem, que é o Alvarinho e a excelente gastronomia, aliada à natureza tão característica do Alto Minho, onde estamos inseridos”, acrescenta.

Com esta ação, a marca Dona Paterna volta, uma vez mais, a apostar em sinergias com os produtores locais.

 

“Só faz sentido criando experiências que envolvem o território. Os vários agentes que aqui atuam. A sub-região só faz sentido assim e, para isso, temos de trabalhar em conjunto. O visitante, o cliente, não quer apenas uma experiência ou produto, mas sim uma variedade de vivências”, conclui Carlos Codesso.

 

Mas não é tudo. Quem visitar o restaurante Miradouro do Castelo neste dia receberá ainda um outro miminho da marca Dona Paterna, como forma de agradecimento pela escolha da sub-região de Monção&Melgaço.

 

 

 

[Fotografia: Dona Paterna]

Últimas