PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

1

Melgaço

Melgaço: Esta rua ganhou hoje um novo nome [FOTOS]

12 Agosto, 2022 - 16:01

1102

0

Homenagem.

Era conhecida pela Rua da Escola. A partir desta sexta-feira, passa a chamar-se Rua Professor Doutor Cónego José Marques.

 

A placa com o novo nome da artéria, localizada em pleno centro histórico de Melgaço, foi descerrada esta sexta-feira após a Sessão Solene de atribuição de títulos honoríficos. Um momento que ocorreu precisamente no dia em que passam 85 anos sobre o nascimento do Cónego José Marques.

 

 

 

[Fotografias: Rádio Vale do Minho]

 

 

Falecido em janeiro do ano passado, o Cónego José Marques é tido hoje como um dos maiores nomes nascidos em Melgaço dedicados ao ensino e à investigação. 

 

Nasceu a 12 de Agosto de 1937 em Rouças, Melgaço, prosseguiu os estudos – após a instrução primária – no Seminário de Braga, sendo ordenado sacerdote na Sé Catedral a 15 de Agosto de 1961.

 

“A partir de outubro desse ano e até setembro de 1970 serviu como prefeito no Seminário Conciliar de S. Pedro e S. Paulo. Foi nomeado cónego em 1987, sendo entre outubro de 1990 e janeiro de 2000 mestre-escola do Cabido Metropolitano e Primacial Bracarense”, indicava uma nota divulgada pela Arquidiocese de Braga por alturas do seu falecimento.

 

 

Cónego José Marques dá nome a partir de hoje a uma rua em Melgaço

[Fotografia: Blog Melgaço Do Monte à Ribeira]

 

 

“O Cónego José Marques tem uma importante obra de investigação a respeito da história religiosa de Portugal, mais especificamente do Norte do país durante a Idade Média”, acrescentava o texto.

 

Faleceu no dia 29 de janeiro de 2021. Está sepultado no cemitério de Braga.

 

 

[Fotografia capa: Google maps]

Últimas