PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço: Esta Igreja está mais próxima de tornar-se monumento de interesse público

27 Junho, 2022 - 13:43

407

0

Património.

A Direção-Geral do Património Cultural propôs a classificação da Igreja de Santa Maria Madalena, em Chaviães, em Melgaço, como monumento de interesse público, de acordo com um anúncio hoje publicado em Diário da República.

 

No documento, segundo o Jornal C, o diretor-geral do Património Cultural, João Carlos dos Santos, sustenta o pedido de classificação enviado à secretária de Estado da Cultura no fundamento da proposta da secção do Património Arquitetónico e Arqueológico do Conselho Nacional de Cultura de 12 de janeiro de 2022.

 

A classificação da Igreja de Santa Maria Madalena, paroquial de Chaviães, situada na União de Freguesias de Chaviães e Paços, concelho de Melgaço, distrito de Viana do Castelo, foi oficialmente iniciada em maio de 2018, com a publicação em Diário da República (DR) do anúncio da abertura do procedimento.

 

A proposta de classificação, “pelo valor histórico social e arquitetónico artístico de exceção” do templo, surgiu no âmbito dos trabalhos efetuados sobre arquitetura medieval de origem românica, património classificado no Alto Minho.

 

Em termos administrativos, a igreja fez parte, em 1839, da comarca de Monção e, em 1878, da comarca e julgado de Melgaço. Pertence à Diocese de Viana do Castelo desde 03 de novembro de 1977.

 

 

[Fotografia: DR]

Últimas