Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço está em Berlim a mostrar tesouros do cinema [FOTOS]

31 Janeiro, 2024 - 16:31

172

0

Até ao próximo dia 26 de fevereiro.

Foi inaugurada esta terça-feira em Berlim, Alemanha, uma exposição intitulada Change of Scene – A Paisagem e quem habita no Cinema Português.

 

A mostra, inserida numa residência artísitica de Rita Matos, consiste numa instalação multimédia composta por diversas peças do espólio Jean-Loup Passek, do Museu de Cinema de Melgaço, nomeadamente cartazes de filmes portugueses do período dos anos 70 e 90, fotografias em suporte papel e outras em chapa de alumínio realizadas durante as filmagens de filmes portugueses, no período entre os anos 30 e 90, bem como de placas de vidro para lanterna mágica com desenhos pintados à mão.

 

A exposição insere-se no 74º Festival Internacional de Cinema de Berlim.

 

 

 

[Fotografia: Município Melgaço]

 

 

A cerimónia de abertura contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Melgaço, Manoel Batista, que se mostrou visivelmente orgulhoso com esta mostra “sobre a reinvenção da relação iconográfica do Homem com a paisagem no cinema português da segunda metade do séc. XX, em oposição à política do espírito do Estado Novo”, refere a autarquia.

 

A iniciativa resulta de uma parceria entre a Embaixada de Portugal / Instituto Camões Berlim e o Museu de Cinema de Melgaço – Jean-Loup Passek.

 

 

 

[Fotografia: Município Melgaço]

 

 

A inauguração contou ainda com a presença do Embaixador de Portugal na Alemanha, Francisco Ribeiro de Menezes, da diretora do Centro Cultural Português | Camões Berlim, Patrícia Salvação Barreto, e da curadora da exposição, Rita de Matos.

 

A exposição pode ser visitada até ao dia 26 de fevereiro, no Kunstraum Botschaft, Berlim.

 

 

 

[Fotografia capa: Município Melgaço]

Últimas