PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço: Especialistas consideram que empreendedorismo está a crescer no concelho

23 Março, 2017 - 01:30

156

0

Biblioteca Municipal acolheu workshop destinado a empreendedores ou potenciais empreendedores, provenientes do concelho e localidades limítrofes.

O empreendedorismo está a crescer no concelho de Melgaço. A conclusão é de um grupo de especialistas que realizaram esta quarta-feira um workshop intitulado “Apresentação de projetos de empreendedorismo e soluções de financiamento”. Os beneficiários desta ação foram empreendedores ou potenciais empreendedores, provenientes do concelho de Melgaço e concelhos limítrofes, com evidente interesse no desenvolvimento dos seus conhecimentos e no aperfeiçoamento das suas capacidades.
“Acreditamos que aqui em Melgaço também se faz empreendedorismo. Há um foco de empreendedores e de pessoas muito interessadas. É um território com muitas potencialidades, grande parte delas endógenas. O empreendedorismo está aqui em ascensão”, disse à Rádio Vale do Minho Fátima Silva, da Associação Famílias, uma das promotoras desta iniciativa, no âmbito do Projeto PT CREATIVE VILLAGE. “A palavra «empreendedorismo» é bastante composta mas não é assim tão difícil de colocar em prática. Ao nível da História, o povo português sempre foi muito empreendedor. No entanto, isso contrapõe-se hoje com o povo português que gosta de permanecer na sua zona de conforto”, continuou a responsável. “Ainda que gostemos de estar nesta zona de conforto, somos um povo curioso e até inspirado. Por essa razão, temos todas as competências para apostar em ideias que muitas vezes não têm de ser novas. Têm de ser apenas sustentáveis”.
Perante um Salão Nobre da Câmara Municipal bem preenchido, Fátima Silva sublinhou que uma das principais ferramentas para ser-se empreendedor é “ter motivação para concretizar e sobretudo capacidade de planeamento. O empreendedor deve ser capaz de projetar-se a nível futuro para que no presente idealize objetivos face a esse futuro”.
A comprovar toda esta perspetiva de Fátima Silva, está um estudo da D&B divulgado pelo Jornal Económico no princípio deste ano. O documento mostra que o empreendedorismo aumentou entre os portugueses, principalmente nos últimos dois anos. Em 2015, foram registadas 37961 novas empresas e, em 2016, os portugueses criaram 37034 empresas. A média anual de nascimentos de empresas antes de 2015 é inferior a 25 mil empresas.

Últimas