PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço: Escolas e Autarquia desafiam alunos a explorar museus e monumentos do concelho

23 Maio, 2016 - 09:55

224

0

Projeto surgiu para estimular o conhecimento da realidade museológica e patrimonial concelhia e nacional.

O Agrupamento de Escolas de Melgaço e a Câmara Municipal de Melgaço lançaram o concurso escolar “A minha escola adota um museu ou um monumento”. Trata-se de uma iniciativa que consiste na elaboração de trabalhos originais a partir de testemunhos dos museus que integram a rede museológica de Melgaço ou dos Monumentos existentes no concelho.
O projeto, explica a autarquia em comunicado, surgiu para estimular o conhecimento da realidade museológica e patrimonial concelhia e nacional, sensibilizando para a conservação, proteção e valorização do património cultural. A organização considera que o conhecimento do património cultural constitui uma importante experiência educativa, facilitadora da integração das crianças e dos jovens na comunidade.
Este concurso é dirigido aos alunos dos ensinos básico e secundário que deverão participar em grupos de cinco alunos, tendo um professor como responsável. Os candidatos deverão apresentar portefólios com trabalhos originais, que serão objeto de avaliação por um júri e de apresentação final em exposição. A originalidade, a criatividade, o domínio da técnica utilizada, a qualidade de apresentação e as formas de articulação com os conteúdos curriculares, serão os critérios de apreciação.
Em cada ano serão estabelecidos, por acordo entre a Câmara Municipal de Melgaço e o Agrupamento de Escolas de Melgaço, os prazos relativos às diferentes fases do concurso, disponíveis no regulamento específico do concurso, que pode ser consultado em www.cm-melgaco.pt e em www.ebsmelgaco.com.
São vários os espaços que poderão ser alvo de trabalho: a Torre de Menagem, o Espaço Memória e Fronteira, o Museu de Cinema, o Núcleo Museológico de Castro Laboreiro, a oficina temática da Porta de Lamas de Mouro e todos os Monumentos Nacionais e Imóveis de Interesse Público (listagem disponível no Portal do Município).
É atribuído um prémio ao grupo de alunos candidatos, ao professor responsável e à escola participante que, para cada uma das categorias (1º Ciclo do Ensino Básico, 2º Ciclo do Ensino Básico, 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário) apresentem as melhores propostas em cada uma das áreas de trabalho: no domínio da produção escrita, das artes visuais, das artes performativas, da fotografia, do vídeo e/ou do multimédia.
Os prémios a atribuir poderão vir a ser enriquecidos pela contribuição de organizações ou entidades que oportunamente se associem à iniciativa.

[Fotografia: Direitos Reservados]

Últimas