PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço entre os Municípios que vão criar um AECT para promover o Gerês

15 Dezembro, 2022 - 00:29

299

0

AECT Raia Seca.

Melgaço está entre os 18  municípios do norte do país e da província de Ourense, na Galiza, que assumiram esta quarta-feira o compromisso de constituir um Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) para dinamizar a primeira e única Reserva Mundial da Biosfera Gerês-Xurés entre Portugal e Espanha.

 

Será chamado de AECT Raia Seca e terá como finalidade a criação de um instrumento estável de desenvolvimento conjunto do território.

 

O futuro AECT pretende também promover “o património natural e cultural transfronteiriço, a internacionalização do território de intervenção o seu desenvolvimento sustentável”, tornado aquele espaço “mais atrativo para viver, trabalhar, investir e visitar”.

 

A declaração conjunta de constituição daquele organismo foi assinada na Câmara dos Arcos de Valdevez, pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, representada por aquele município, bem como Melgaço e Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo.

 

A CIM do Cávado, que integra o concelho de Terras de Bouro, no distrito de Braga, e a CIM do Alto Tâmega, que abrande Montalegre, no distrito de Vila Real, também assumiram aquele compromisso, juntamente com 13 autarcas da província de Ourense.

 

Do lado galego os concelhos de Bande, Calvos de Randín, Entrimo, Lobios, Lobera, Baltar, Padrenda, Verea, Quintela do Leirado, Muíños, Cualedro, Oímbra e Monterrei fazem parte do Parque Natural da Baixa Limia/Serra do Xurés.

 

 

[Fotografia: DR]

Últimas