PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço ensina valor da Liberdade aos mais pequenos

3 Abril, 2024 - 19:12

1

0

“O que é para ti a liberdade?”.

Dezenas de crianças melgacenses assistiram esta terça-feira, no Solar do Alvarinho, a um vídeo onde colegas da mesma idade responderam à questão “O que é para ti a liberdade?”.

 

Uma iniciativa do Município de Melgaço, com vista a mostrar e a ensinar aos mais pequenos o valor e o legado deixado pela Revolução de 25 de Abril de 1974.

 

Neste mesmo dia, realizou-se também no Espaço Memória e Fronteira, um encontro onde também foi exibido um vídeo no qual os presentes tiveram a oportunidade de ouvir testemunhos de personalidades diversas com intervenção significativa no contexto económico, político e social, à data da Revolução dos Cravos.

 

Destaque, neste contexto e numa dimensão nacional, para o testemunho de duas personalidades que marcaram o arranque da Revolução: João Paulo Diniz, que colocou no ar a 1ª senha da Revolução; e Joaquim Furtado, que leu o 1º comunicado do Movimento das Forças Armadas aos microfones do Rádio Clube Português.

 

Ouviram-se ainda os testemunhos de António José Domingues – ex-contrabandista; Margarida Madalena Soares – retornada; Maria Emília Domingues – ex-contrabandista; Abel Alves Beites – ex-emigrante clandestino; e António Manuel Domingues – ex-combatente do Ultramar.

 

 

 

[Fotografia: Município Melgaço]

 

 

Estas iniciativas estiveram integradas no programa das comemorações dos 50 anos do 25 de abril elaborado pelo Município de Melgaço.

 

 

 

[Fotografias capa: Município Melgaço]

Últimas