PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço: Eis a personalidade que vai abrir este ano a Festa do Espumante (não é do Governo)

23 Novembro, 2022 - 10:55

972

0

Festa do Espumante.

Dora Simões, presidente da Direção da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), vai presidir à cerimónia de inauguração da próxima edição da Festa do Espumante de Melgaço que arranca na próxima sexta-feira, apurou a Rádio Vale do Minho junto da organização. O certame prolonga-se até domingo.

 

Natural do Porto, Dora Simões foi eleita no passado mês de julho para o cargo de presidente da Direção da CVRVV para o triénio 2022-2025.

 

É licenciada em English for International Business pela University of Central Lancashire, no Reino Unido.

 

Conta com um percurso profissional de mais de 25 anos, tendo assumido funções de relevo no setor dos vinhos, desde gestão de Marketing na Europa Central da Ernest & Julio Gallo Winery, à Direcção-Geral da ViniPortugal ou a presidência da Direção da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), onde lançou e desenvolveu o Plano de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA) que constitui uma referência a nível nacional e internacional.

 

A cerimónia oficial de inauguração do evento está prevista para sexta-feira às 17h00.

 

 

Presidente da da Direção da CVRVV vai presidir à abertura da Festa do Espumante

[Fotografia: DR]

 

 

 

Festa do Espumante

Como é habitual, o evento promete reunir uma grande montra de espumantes de Alvarinho; produtos regionais (fumeiro, queijos, mel, doçaria tradicional, entre outros); provas comentadas que exploram a versatilidade gastronómica dos espumantes de Alvarinho, entre outras iniciativas.

 

A edição do ano passado, recorde-se, registou cerca de 5.000 visitantes. Fez história no sentido em que foi o primeiro grande evento a regressar ao Vale do Minho após o rigor das restrições provocadas pela pandemia da COVID-19.

 

O recorde prevalece em 2019, ano em que este certame alcançou a marca dos 9 mil visitantes.

Surgida em 2015, a Festa do Espumante começou por realizar-se no Largo Hermenegildo Solheiro, e logo aí arrebatou um enorme êxito. Dados da empresa responsável pela produção registaram casa cheia todos os dias, com um total de 4.000 a 4.500 visitantes. Até 2019 foi sempre a subir. E a ascensão tornou-se mais notória com a mudança de casa para o Largo do Mercado.

 

Desde a primeira edição que a Festa do Espumante tem contribuído para a afirmação da identidade de Monção&Melgaço como território vínico de excelência, fruto de condições naturais e humanas singulares: solo, microclima e saber-fazer.

 

O certame pretende valorizar os produtos locais e a imagem do concelho através de uma oferta turística integrada onde o enoturismo, o turismo rural, os desportos aventura, o património cultural e paisagístico, a hotelaria e restauração constituem fatores dinamizadores para o Destino de Natureza Mais Radical de Portugal.

 

A entrada é livre e o acesso às provas de espumantes faz-se mediante a aquisição do copo oficial num valor praticamente simbólico.

 

Este evento, a ter lugar no Largo do Mercado, é uma organização do Município de Melgaço com produção da EV-Essência do Vinho.

 

[Fotografia capa: Arquivo/Município Melgaço]

Últimas