PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço: Dormidas em Castro Laboreiro e Branda da Aveleira dispararam nas últimas semanas

23 Agosto, 2017 - 03:23

248

0

Presidente da Câmara orgulhoso com projeção dada com a participação no concurso 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias.

As dormidas nas aldeias de Castro Laboreiro e da Branda da Aveleira dispararam desde que ambas as localidades entraram na corrida às 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias. A garantia foi deixada à Rádio Vale do Minho pelo próprio presidente da Câmara que se mostra orgulhoso com a projeção que estas duas comunidades ganharam nos últimos meses. À final deste concurso passou apenas Castro Laboreiro, no entanto Manoel Batista voltou a deixar uma mensagem vencedora aos microfones da Rádio Vale do Minho. “Já ganhámos! Nestes últimos dias tem sido impressionante a procura dos dois territórios!”, exclamou. “Se tivermos a sorte de vencer na final [com Castro Laboreiro], ganharemos duplamente”, realçou.
Situada na Serra da Peneda, esta antiga freguesia de Castro Laboreiro, com 89,29 km² de área e 540 habitantes (Censos 2011), localiza-se na vertente nordeste da Serra da Peneda e na vertente oeste da Serra de Laboreiro. A sua densidade populacional era 6 hab/km². A freguesia foi extinta (agregada) pela reorganização administrativa de 2012/2013, sendo o seu território integrado na União de Freguesias de Castro Laboreiro e Lamas de Mouro.
Castro Laboreiro possui também um dos mais homogéneos e interessantes núcleos de pontes históricas, cuja relevância é reforçada pelo facto de quase todas elas provarem como a Idade Média reutilizou as antigas estruturas da época romana, fazendo com que algumas apresentem um aspecto misto, fruto de duas fases distintas de utilização.
Por sua vez, Branda da Aveleira está situada na entrada do Parque Nacional da Peneda-Gerês, Branda da Aveleira, na freguesia de Gave, concelho de Melgaço, representa a tipicidade da região e o “modus vivendi” de uma época. Caracterizada por uma paisagem e um conjunto arquitectónico de enorme beleza, a aldeia é o testemunho de uma tradição agrícola e cultural de grande valor antropológico, que a torna muito especial e singular.
A transumância de pessoas e animais, de acordo com as estações do ano, obrigou as gentes desta aldeia a ter dois lares – a branda para os Verões e a inverneira para os Invernos.
Branda da Aveleira é constituída por um conjunto de casas rústicas, muito típicas, designadas por cardenhas, tendo sido algumas delas recuperadas para turismo, mantendo a sua traça original e decoradas com mobiliário rústico.
As 7 aldeias eleitas são conhecidas a 3 de setembro, no Piódão, na Declaração Oficial das 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias.

[Fotografia: Direitos Reservados]

Últimas