PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço: Domingo pode entrar no castelo e em museus ‘à borla’

16 Maio, 2025 - 15:48

722

0

Património.

As entradas na Torre de Menagem do Castelo de Melgaço e em vários museus do concelho vão ser grátis no próximo domingo, 18 de maio.

 

Assinala-se o Dia Internacional dos Museus, e a data não vai passar ao lado do Município mais a norte.

 

Eis o que pode visitar, sem pagar nada:

  • Núcleo Museológico da Torre de Menagem e as Ruínas Arqueológicas da Praça da República, testemunhos vivos da história do concelho;
  • Museu de Cinema de Melgaço – Jean-Loup Passek, dedicado à sétima arte e ao seu impacto na cultura visual contemporânea.
  • Solar do Alvarinho, onde poderá conhecer e provar gratuitamente o mais emblemático vinho da região.
  • Espaço Memória e Fronteira, evocando o contrabando e a emigração como parte essencial da história local.
  • Porta de Lamas de Mouro, com uma exposição permanente dedicada ao contexto natural e geográfico da área protegida;
  • Núcleo Museológico de Castro Laboreiro, na freguesia homónima, que desvenda os modos de vida locais e as tradições castrejas.

 

Horários:

Espaços museológicos e Porta de Lamas de Mouro:

De terça-feira a domingo, das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 18h00

 

Solar do Alvarinho: de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 19h00; sábados, domingo e feriados, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00.

 

O Dia Internacional dos Museus, celebrado anualmente a 18 de maio, foi criado pelo Conselho Internacional dos Museus (ICOM) e procura sublinhar a importância do papel dos museus no novo paradigma de conhecimento.

 

Em 2025, o tema central é «O Futuro dos Museus em Comunidades em Rápida Transformação» e pretende destacar como podem os museus contribuir para o desenvolvimento das comunidades, num mundo marcado por profundas mudanças sociais, tecnológicas e ambientais.

 

Este tema, alinhado com três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS 8, 9 e 11, é especialmente relevante no contexto atual, em que as comunidades enfrentam transformações aceleradas e os museus, para além de espaços de preservação, têm a oportunidade de se reafirmarem como espaços de reflexão, diálogo e ação, dinâmicos na formação de comunidades fortalecidas, sustentáveis, resilientes e inclusivas.

 

 

[crédito fotografia: Município Melgaço]