O DJ Pedro Simões, da RFM, vai estar na Festa do Espumante de Melgaço. De acordo com o programa, o DJ vai atuar na segunda noite do evento (26 de novembro).
Recorde-se que, conforme avançou a Rádio Vale do Minho, a próxima edição da Festa do Espumante de Melgaço está marcada para os dias 25, 26 e 27 de novembro. À semelhança dos anos anteriores, vai realizar-se no Largo do Mercado.
Confira o programa:
25 de novembro
11h00 – Abertura ao público
16h00 – Prova Comentada 1 | Espumante Alvarinho, o saber fazer, a casta e o terroir
Sommelier e Provador Manuel Moreira (Revista de Vinhos)
17h00 – Abertura oficial
19h00 – Showcooking & Harmonização 1
Chefe Chakall (Cozinha Divina) e Manuel Moreira, Sommelier e Provador (Revista de Vinhos)
22h00 – Música ao Vivo com Paulo Jorge Pires
23h55 – DJ Tata
26 de novembro
12h00 – Abertura da festa
15h30 – Showcooking & Harmonização 2
Chefe Hugo Freitas Araújo (Solar dos Presuntos, Lisboa) e Manuel Moreira, Sommelier e Provador (Revista de Vinhos)
18h30 – Prova Comentada 2 | Torne-se especialista na prova de Espumante Alvarinho
Sommelier e Provador Manuel Moreira (Revista de Vinhos)
22h00 – Trio musical
Bruno Pereira (guitarra e voz), Andréa Domingues (voz) e Roberto Martins (baixo)
23h55 – DJ Pedro Simões, RFM
27 de novembro
12h00 – Abertura da festa
15h30 – Showcooking & Harmonização 3
Chefe António Loureiro (A Cozinha por António Loureiro, Guimarães, *Michelin) e Manuel Moreira, Sommelier e Provador (Revista de Vinhos)
16h30 – Prova Comentada 3 | Saiba o que vai bem com Espumante Alvarinho
Sommelier e Provador Manuel Moreira (Revista de Vinhos)
18h00 – Encerramento
A Festa do Espumante de Melgaço chega este ano à 8ª edição. Como é habitual, o evento promete reunir uma grande montra de espumantes de Alvarinho; produtos regionais (fumeiro, queijos, mel, doçaria tradicional, entre outros); provas comentadas que exploram a versatilidade gastronómica dos espumantes de Alvarinho, entre outras iniciativas.
A edição do ano passado, recorde-se, registou cerca de 5.000 visitantes. Fez história no sentido em que foi o primeiro grande evento a regressar ao Vale do Minho após o rigor das restrições provocadas pela pandemia da COVID-19.
O recorde prevalece em 2019, ano em que este certame alcançou a marca dos 9 mil visitantes.
Surgida em 2015, a Festa do Espumante começou por realizar-se no Largo Hermenegildo Solheiro, e logo aí arrebatou um enorme êxito. Dados da empresa responsável pela produção registaram casa cheia todos os dias, com um total de 4.000 a 4.500 visitantes. Até 2019 foi sempre a subir. E a ascensão tornou-se mais notória com a mudança de casa para o Largo do Mercado.
Desde a primeira edição que a Festa do Espumante tem contribuído para a afirmação da identidade de Monção&Melgaço como território vínico de excelência, fruto de condições naturais e humanas singulares: solo, microclima e saber-fazer.
O certame pretende valorizar os produtos locais e a imagem do concelho através de uma oferta turística integrada onde o enoturismo, o turismo rural, os desportos aventura, o património cultural e paisagístico, a hotelaria e restauração constituem fatores dinamizadores para o Destino de Natureza Mais Radical de Portugal.
A entrada é livre e o acesso às provas de espumantes faz-se mediante a aquisição do copo oficial num valor praticamente simbólico.
Este evento é uma organização do Município de Melgaço com produção da EV-Essência do Vinho.
Comentários: 0
2
0