O Vice-Presidente da Câmara de Melgaço, José Adriano Lima, e a vereadora da Educação, Fátima Sousa, deram esta segunda-feira as boas-vindas a um grupo de alunos oriundos da Croácia e Grécia, no âmbito do Programa Erasmus+ Growing young ECOlogists with STEM, do qual o Agrupamento de Escolas de Melgaço é parceiro.
O projeto, explica o Município, tem como objetivo “consciencializar os alunos sobre a temática ambiente, com ênfase na área científica STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics – Ciências, Tecnologia, Engenharia, Matemática) e ajudá-los a tornarem-se cidadãos do século XXI mais ativos, passando a mensagem de que para termos um planeta de qualidade devemos desenvolver e adotar atitudes e comportamentos amigos do ambiente”.
Neste âmbito, no agrupamento de Melgaço, recorreu-se às disciplinas de Ciências Naturais, Física e Química, Educação Visual e Educação Tecnológica e Inglês para desenvolver os demais trabalhos.
Para atingir estes objetivos, “são organizadas várias oficinas e atividades no sentido de orientar para a proteção do meio ambiente e a consciencialização ambiental, tais como: workshops sobre sistemas de irrigação inteligentes, painéis solares rotativos, aplicações para reciclagem, utilização de fontes de energias renováveis, entre outros”.
A primeira viagem no âmbito deste programa aconteceu em outubro de 2022, quando a escola grega de Trikala acolheu os seus parceiros croatas e portugueses, tendo o agrupamento de Melgaço sido representado por alguns alunos do 8º ano, a quem foram proporcionados sessões de trabalho e atividades escolares e culturais.
Em fevereiro passado, realizou-se um workshop à distância, que teve por objetivo a apresentação dos resultados dos trabalhos dos alunos melgacenses, nomeadamente os projetos Create a lighthouse”; “Create traffic lights”; “Use a button to stop vehicles”; “Add pedestrian traffic lights”, que contaram com o apoio do Espaço Maker.
Foi agora a vez de Melgaço receber os alunos croatas e gregos para novas atividades e partilha de experiências.
Chegaram a Melgaço no passado sábado e ficarão até dia 31 de março.
Comentários: 0
0
1