PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

0

0

Destaques
Melgaço

Melgaço dá passo gigante no ‘coworking’ – “Cada vez mais os jovens nos procuram”, disse Batista

1 Maio, 2021 - 21:06

51

0

PUB “Se dúvidas havia, este tempo que estamos a viver mostra que a tecnologia nos permite trabalhar a partir de qualquer lado. Sermos eficazes e eficientes como nunca o fomos”. […]

PUB

“Se dúvidas havia, este tempo que estamos a viver mostra que a tecnologia nos permite trabalhar a partir de qualquer lado. Sermos eficazes e eficientes como nunca o fomos”. A evidência foi deixada esta sexta-feira pelo presidente da Câmara de Melgaço, Manoel Batista, durante a inauguração das obras de reestruturação do antigo edifício da Altice.

O objetivo passa pelo acolhimento de dois projetos: o Emprendemakers e, em breve, o Melgaço Invest, cujo intuito é contribuir para a criação de um ecossistema empreendedor e inovador no concelho de Melgaço, indutor do micro empreendedorismo e capacitado para responder aos desafios da globalização.

Com estes dois projetos, Melgaço pretende criar um sistema de apoio ao micro empreendedorismo, ao empreendedorismo social e à experimentação tecnológica; contribuir para a capacitação de jovens, ativos e não ativos, e, em especial, dos do ensino profissional, nos domínios learning by doing e do DIY; e contribuir para a criação de micronegócios e do próprio emprego.

“Demos ao edifício a dignidade que tinha perdido. Criamos uma nova centralidade que nos permite fixar serviços e fixar uma incubadora tecnológica”, realçou o presidente da Câmara.

 

“Cada vez mais os jovens nos procuram para fazer a sua vida”

 

 

Manoel Batista falava durante a cerimónia da assinatura dos acordos de Espaços de teletrabalho / coworking no Interior. A ação tem por objetivo o estabelecimento de espaços laborais adequados à prática de teletrabalho ou coworking, contribuindo para a dinamização dos territórios, em particular os do Interior. Uma sessão que foi presidida pela Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, a quem o presidente da Câmara recordou o êxito que Melgaço está a ter também nesta área.

“Vivemos um momento de oportunidades nos nossos territórios. Cada vez mais jovens nos procuram para fazer a sua vida, o que acredito que aconteça em todos os outros municípios. Somos hoje um município com o selo Remote Work Ready Town”, frisou Manoel Batista.

O espaço de ‘coworking’ que vai integrar esta rede vai funcionar no Mercado Municipal.

 

 

Ana Abrunhosa: “O nosso Ministério só tem uma bandeira”

 

 

Na sua intervenção, a Ministra da Coesão Territorial mostrou-se uma vez mais muito satisfeita com o desempenho de Melgaço aos mais variados níveis. Na presença de autarcas vindos de todo o Norte de Portugal, a governante deu garantias apartidárias.

“O nosso Ministério só tem uma bandeira, que é a do território. Nem é laranja, nem é verde, nem é azul“, assegurou. Ato contínuo, recebeu um longo aplauso. “Só temos uma maneira de trabalhar: convosco no terreno a resolver os problemas”, prosseguiu.

Ana Abrunhosa referiu ainda que o Governo irá “continuar a insistir numa política de valorização do interior”.

Ainda durante esta sexta-feira foi também assinado um protocolo de colaboração no âmbito do Núcleo Tecnológico para a Sustentabilidade Agroalimentar (NUTRIR) entre o Município de Melgaço e o Instituto Politécnico de Viana de Castelo (IPVC).

O Núcleo Tecnológico, a instalar no concelho, com orientação científica do CISAS – Centro de Investigação e Desenvolvimento em Sistemas Agroalimentares e Sustentabilidade do IPVC – tem como missão a caracterização territorial, avaliação das potencialidades e condicionalismos das principais atividades agrícolas da região e a vitivinicultura e a produção animal numa perspetiva de investigação, desenvolvimento e qualificação para suporte à inovação empresarial, dinamização económica e promoção da sustentabilidade territorial.

 

 

Veja a nossa galeria de fotos:

 

 

PUB

 

Últimas