PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço: Comédias do Minho entram em 2017 a apostar na formação

14 Janeiro, 2017 - 02:44

222

0

Universidade Invisível e «Freguesias Associadas» são as principais novidades da programação para este ano.

A Universidade Invisível é uma das principais novidades da programação das Comédias do Minho para 2017, que foi apresentada esta sexta-feira em sessão pública realizada na Casa da Cultura de Melgaço. Em declarações à Rádio Vale do Minho, a diretora artística do grupo explicou que “resulta de um desejo de tornar mais visível a presença das Comédias em cada um dos cinco Municípios”. A iniciativa, continuou Magda Henriques, oferece uma vasta diversidade de possibilidades “que passam pela formação teórica, cinema, conversas de porta aberta e ainda por uma feira do livro temática”.
Outra das “novidades” da programação anual do grupo de teatro, que tem sede em Paredes de Coura, é o projeto Freguesias Associadas, que tem por objetivo “aprofundar a relação com as freguesias” dos cinco concelhos do Vale do Minho, no distrito de Viana do Castelo. “As Comédias do Minho circulam pelas várias freguesias de cinco municípios. Em vez de circularmos por mais, decidimos reduzir o número de freguesias, para nos mantermos mais presentes e, no ano seguinte, saltamos para outras”, especificou, adiantando que, por ano, a companhia estará em três freguesias por concelho, “permitindo uma relação mais próxima com as pessoas e os lugares”, referiu Magda Henriques.
Na sessão de apresentação marcaram presença várias individualidades, entre elas o presidente da Direção das Comédias do Minho, Vítor Paulo Pereira, que enalteceu o êxito alcançado pelo grupo. No entanto, o também autarca de Paredes de Coura, lembrou que nunca é bom “viver à sombra do sucesso”. “O que tem de fazer-se é trabalhar, lutar com todas as forças e no fim logo se verá. As pessoas devem lutar e traçar um caminho. Temos de contrariar o sucesso pondo sempre em causa aquilo que fazemos”, considerou Vítor Paulo Pereira. “Nunca dormir à sombra desse sucesso, por forma a construir coisas novas”, concluiu.
Já o presidente da Câmara de Melgaço, no seu discurso, mostrou-se convicto de que este ano de 2017 será para as Comédias do Minho “um ano ainda mais gratificante do que todos os anteriores”. Num discurso pleno de motivação, Manoel Baptista mostrou-se esperançado num período “brilhante… importante e que irá trazer para o nosso território o que de melhor as Comédias do Minho sempre souberam fazer”.
A Comédias do Minho é um projeto cultural que começou em 2003, com a colaboração dos municípios de Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova da Cerveira, destinado a criar uma companhia de teatro profissional.
A sua missão é dotar o vale do Minho de um projeto cultural próprio, adaptado à sua realidade socioeconómica e, portanto, com um enfoque especial no envolvimento das populações, a partir da construção de propostas de efetivo valor participativo e simbólico, para as comunidades a que se dirigem.

Últimas