PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Melgaço

Melgaço: Comandante dos bombeiros alerta para Verão “quente e seco” – Apela ao cuidado

30 Maio, 2019 - 16:59

286

0

PUB O comandante dos Bombeiros Voluntários de Melgaço deixou esta quinta-feira um alerta para um verão de altas temperaturas que se avizinha. Jorge Pereira falou à Rádio Vale do Minho […]

PUB

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Melgaço deixou esta quinta-feira um alerta para um verão de altas temperaturas que se avizinha. Jorge Pereira falou à Rádio Vale do Minho momentos antes da cerimónia do hastear das bandeiras no quartel dos Bombeiros, em dia de feriado municipal. Uma data dedicada a Nª Srª da Orada, padroeira da corporação.

“Avizinha-se um verão bastante quente e seco. Peço à população que tenha muito cuidado! Que cumpra todas as recomendações enviadas pela Autoridade Nacional da Proteção Civil”, apelou o comandante. “Um verão sem fogos depende de todos nós”.

Inevitavelmente, o comandante recordou o incêndio que deflagrou há poucos dias em Valença, na freguesia de S. Julião. As labaredas tomaram proporções consideráveis. No local chegaram a estar 70 operacionais, 20 viaturas e quatro meios aéreos. Jorge Pereira espera que tenha servido de “aviso” para todos. “O perigo está sempre à espreita! Mas há-de tudo correr bem”, concluiu com um sorriso.

 

Temperaturas podem chegar aos 43ºC durante o Verão

 

A Europa deve preparar-se para um verão quente, com ondas de calor e períodos de seca. Esta é a previsão do AccuWeather, site especializado em meteorologia, que indica que a Península Ibérica vai enfrentar dias consecutivos de calor com as temperaturas a chegarem aos 43ºC.

Ondas de calor de longa duração vão afetar áreas “de Portugal e Espanha à Polónia e Hungria”, indica o AccuWeather. O calor deverá começar no mês de junho, na Península Ibérica, antes de se estender para Norte e Este durante os meses de verão. “O calor vai ser mais persistente do que o do verão passado, quando temperaturas recorde foram registadas em partes de Portugal, Bélgica, Holanda, Alemanha e Escandinávia, e que geralmente duravam apenas uma semana”.

No geral, as temperaturas deverão manter-se acima do normal em toda a Europa e, segundo o meteorologista do AccuWeather Tyler Roys, nos locais mais quentes de Espanha e Portugal as temperaturas vão chegar aos 43 graus ou acima durante vários dias consecutivos. As noites quentes deverão ser igualmente uma preocupação, já que as casas sem ar condicionado não deverão arrefecer antes de o calor regressar no dia seguinte.

Os Bombeiros Voluntários de Melgaço contam nesta altura com 61 elementos no corpo ativo e três no comando.

 

PUB

Últimas