Menu

+

2

2

Melgaço

Melgaço coloca TRÊS entre as 10 “belíssimas” pontes medievais de Portugal

2 Março, 2023 - 14:40

2010

1

Ranking.

O concelho de Melgaço tem duas entre “10 belíssimas pontes medievais para descobrir em Portugal“.

 

O ranking foi elaborado pela Vortex Magazine que ficou rendida aos encantos da Ponte da Cava da Velha, da Ponte Velha e da Ponte da Dorna. Todas na vila cimeira de Castro Laboreiro.

 

Sobre a Ponte da Cava da Velha, refere a Vortex Magazine que é “também conhecida por Ponte Nova de Castro Laboreiro, é uma das pontes medievais mais bem conservadas de todo o Parque Nacional da Peneda Gerês. Terá sido construída por volta do século I (portanto, com origens romanas) mas reconstruída mais tarde, já durante a Idade Média, quando ganhou o aspecto atual”.

 

“É, portanto, uma daquelas pontes difíceis de catalogar: romana ou medieval? O certo é que, devido à sua acentuada reconstrução durante a Idade Média, só faz sentido catalogá-la como medieval”, considera.

 

 

Ponte da Cava da Velha, em Castro Laboreiro

[Fotografia: DR/Via Vortex Magazine]

 

 

Sobre a Ponte Velha, lê-se que “a história desta ponte está intimamente ligada à ponte da Cava da Velha, à qual chamam ponte nova. No entanto, as sucessivas reconstruções efetuadas ao longo do tempo geraram um pormenor curioso: a ponte nova é mais velha do que a ponte velha”.

 

“É que a ponte velha de Castro Laboreiro sofreu uma profunda reconstrução durante o século XVIII, já na Idade Moderna. Apesar disso, tem raízes e aspeto fortemente medieval e, dizem os historiadores, teria existido já no tempo dos romanos”, explica a Vortex Magazine.

 

 

Ponte Velha, em Castro Laboreiro

[Fotografia: DR/Via Vortex Magazine]

 

 

 

Já acerca da Ponte da Dorna, a Vortex Magazine refere que “as origens são um verdadeiro mistério”.

 

“O seu aspeto é claramente medieval, mas há quem afirme que tem origens romanas. E para adensar ainda mais o enigma, a ponte não é mencionada nos registos paroquiais de 1758. O mais certo é ter sido reconstruída várias vezes ao longo dos séculos”, analisa.

 

Fica localizada a sul de Castro Laboreiro, atravessa a ribeira de Dorna e faz a ligação às inverneiras de Dorna e Pontes.

 

“Dada a sua localização, presume-se que terá sido utilizada para permitir a passagem de gado durante a transumância”, conclui a publicação.

 

Ponte da Dorna, em Castro Laboreiro

[Fotografia: DR/Via Vortex Magazine]

 

 

 

As duas pontes medievais de Melgaço aparecem neste ranking ao lado de outras também sobejamente conhecidas, como a Ponte de Izeda (Bragança) ou a Ponte Medieval de São Joanico (Vimioso).

 

 

 

[Fotografia capa: DR/Via Vortex Magazine]

Últimas