António Loureiro, que dirige o restaurante A Cozinha por António Loureiro, vai continuar a ostentar a estrela Michelin. Renova o título pelo quinto ano consecutivo.
Recorde-se que este galardoado Chef é um dos convidados das Sessões de Showcooking da próxima edição da Festa do Espumante de Melgaço, entre a próxima sexta-feira e domingo.
A cerimónia da entrega das novas estrelas decorreu esta terça-feira, em Toledo, Espanha. No total, são agora 38 os restaurantes que têm uma ou duas estrelas Michelin em Portugal.
O restaurante de António Loureiro foi o único em todo o Minho a ser galardoado.
Festa do Espumante
Como é habitual, o evento promete reunir uma grande montra de espumantes de Alvarinho; produtos regionais (fumeiro, queijos, mel, doçaria tradicional, entre outros); provas comentadas que exploram a versatilidade gastronómica dos espumantes de Alvarinho, entre outras iniciativas.
A edição do ano passado, recorde-se, registou cerca de 5.000 visitantes. Fez história no sentido em que foi o primeiro grande evento a regressar ao Vale do Minho após o rigor das restrições provocadas pela pandemia da COVID-19.
O recorde prevalece em 2019, ano em que este certame alcançou a marca dos 9 mil visitantes.
Surgida em 2015, a Festa do Espumante começou por realizar-se no Largo Hermenegildo Solheiro, e logo aí arrebatou um enorme êxito. Dados da empresa responsável pela produção registaram casa cheia todos os dias, com um total de 4.000 a 4.500 visitantes. Até 2019 foi sempre a subir. E a ascensão tornou-se mais notória com a mudança de casa para o Largo do Mercado.
Desde a primeira edição que a Festa do Espumante tem contribuído para a afirmação da identidade de Monção&Melgaço como território vínico de excelência, fruto de condições naturais e humanas singulares: solo, microclima e saber-fazer.
O certame pretende valorizar os produtos locais e a imagem do concelho através de uma oferta turística integrada onde o enoturismo, o turismo rural, os desportos aventura, o património cultural e paisagístico, a hotelaria e restauração constituem fatores dinamizadores para o Destino de Natureza Mais Radical de Portugal.
A entrada é livre e o acesso às provas de espumantes faz-se mediante a aquisição do copo oficial num valor praticamente simbólico.
Este evento, a ter lugar no Largo do Mercado, é uma organização do Município de Melgaço com produção da EV-Essência do Vinho.
Comentários: 0
0
0