PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Melgaço

Melgaço: Chama-se ‘Tributo’ – Eis a nova escultura na Alameda Inês Negra [FOTOS]

25 Abril, 2023 - 16:16

1527

0

Comemorações do 25 de abril.

Foi inaugurada esta terça-feira uma nova escultura na Alameda Inês Negra.

 

Intitulada Tributo, a obra é da autoria de Alberto Vieira, e pretende ser uma homenagem aos combatentes da Guerra do Ultramar.

 

“Há 49 anos que vivemos em Democracia. Hoje celebramos o que já nos parece a normalidade, mas não podemos esquecer do passado e nunca devemos olhar para a liberdade como garantida. Celebramos uma das grandes conquistas de abril: o fim de uma guerra colonial injusta para todos os envolvidos”, disse o Presidente da Câmara, Manoel Batista.

 

“Homenageamos os antigos combatentes, tantas vezes esquecidos e muitas vezes condenados por quem não sabe que foram para a guerra obrigados e não por opção. Tudo o que possamos fazer é muito pouco perante a perda e o trauma que ainda está na pele das famílias e dos ex-combatentes que sobrevivendo, não esquecem os horrores. E nós não vos esqueceremos”, assegurou.

 

 

 

Veja a galeria de fotos [créditos: Município Melgaço]

 

 

 

O momento esteve integrado nas comemorações dos 49 anos da Revolução do 25 de Abril, por parte do Município local.

 

O programa arrancou pelas 10h00, com o hastear da Bandeira Nacional na Câmara Municipal. Seguiu-se a Sessão Solene, no Salão Nobre, onde foram homenageados combatentes melgacenses falecidos na Guerra do Ultramar.

 

Realizou-se depois uma Eucaristia na Igreja Matriz. Após a celebração, o programa terminou então com a inauguração da nova escultura.

 

 

 

[Fotografia capa: Município Melgaço]

Tópicos:

#Arte

Últimas