PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Legislativas

Melgaço: CDS-PP preocupado com a diminuição populacional do concelho

22 Janeiro, 2022 - 10:32

867

0

Centristas consideram urgente adotar medidas de aumento da atratividade e competitividade do território.

O CDS-PP mostra-se preocupado com a diminuição populacional no concelho de Melgaço. A candidatura centrista do Alto Minho, liderada por Joana Mendes, esteve esta sexta-feira na feira semanal onde contactou com a população e com o comércio local.

 

“Segundo o Censos de 2021, Melgaço foi o concelho do Alto Minho que registou a maior diminuição populacional na última década, sendo por isso urgente adotar medidas de aumento da atratividade e competitividade do território, para o combate ao inverno demográfico e ao crescente envelhecimento da população residente”, defende Joana Mendes.

 

A este propósito, o compromisso eleitoral do CDS-PP no Alto Minho foca a necessidade de apostar numa qualificação profissional virada para o tecido empresarial da região, na baixa de impostos para as empresas (com a descida da taxa única de IRC em 19%, com regime de bonificação para empresas instaladas em territórios com baixa densidade populacional), e no na internacionalização, enquanto fatores para a fixação e captação de empresas, “como forma de gerar mais e melhor emprego e, consequentemente, melhorar a vida de quem vive e trabalha no Alto Minho”.

 

A estas políticas de atratividade do território devem, na opinião do CDS-PP, juntar-se outras medidas no âmbito da mobilidade e das acessibilidades, nomeadamente o reforço das ligações rodoviárias entre concelhos e com a Galiza, bem como políticas de apoio à natalidade, como a descida de um escalão na tabela do IRS por cada filho adicional a partir do 2.º filho (inclusive) e o reforço e alargamento da rede de equipamentos de apoio à infância, como creches, ATL’s jardins de infância.

 

Em Melgaço, os candidatos do CDS visitaram ainda a Escola Superior de Desporto e Lazer do IPVC, onde constataram “a urgência em avançar com as propostas do CDS-PP do aumento da oferta do alojamento estudantil, nomeadamente no pólo de Melgaço, e de melhorar a rede de transportes públicos, assente numa lógica de introdução de novos modelos de gestão mais eficientes para operadores e utilizadores, de forma a permitir mais mobilidade para os estudantes que frequentam esta Escola”.

 

“Notámos ainda o envolvimento da Escola com a comunidade local, nomeadamente com a população mais idosa, facto que louvamos e pelo qual congratulámos o Diretor da Escola”, acrescentou Joana Mendes.

 

 

[Fotografia: CDS-PP Alto Minho]

Tópicos:

#Legislativas

Últimas