PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço: Castro Laboreiro vai receber os ‘lobos’ do BTT (180 quilómetros a pedalar!)

13 Junho, 2022 - 17:51

388

0

No próximo sábado.

São três percursos diferentes, todos eles só para lobos do BTT. Mas o maior e mais extremo é para os Black Wolfs (lobos negros): tem 180 quilómetros. 

 

A vila de Castro Laboreiro, em Melgaço, vai ser palco no próximo sábado, 18 de junho, da edição deste ano do Extreme Peneda Xures (EPX). Uma prova de BTT claramente direcionada para quem já anda nisto há anos. 

 

Segundo a organização, haverá três percursos: Green Wolf (130 quilómetros); White Wolf (150 quilómetros) e Black Wolf (180 quilómetros). “Um dia de pedalada por locais únicos, de elevado valor natural, paisagístico, cultural, popular, histórico, arquitectónico e religioso”, refere.

 

O percurso cruza as Serras da Peneda, Xurés, Soajo, Amarela e Laboreiro, pelos concelhos Portugueses de Melgaço, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e, pelos espanhóis de Lobios, Lobeira e Entrimo.

“O EPX é tem como principal foco o elevado respeito pela Natureza, a valorização de todo o ambiente que a rodeia e a capacidade de superação de cada um”, sublinha.

 

As inscrições já estão encerradas. No total são 150 ciclistas. A partida está marcada para as 6h00, junto à Igreja, Posto de Turismo e Pelourinho de Castro Laboreiro. A meta é no mesmo local. O tempo limite de realização para cada categoria é de 18 horas. 

 

 

Programa paralelo

Em paralelo com a prova, vai existir um programa complementar ao EPX dirigido a todos, para conhecerem Castro Laboreiro. Será um programa guiado, que ajudará a conhecer o rico e variado património que Castro Laboreiro tem para oferecer, proporcionado pela empresa Montes de Laboreiro – Animação Turística Lda.

 

Manhã:

  • 10h20: concentração junto ao Posto de Turismo de Castro Laboreiro
  • 10h30: explicação da atividade.
  • 10h40 – 13h00: visita a pé. Locais: canil de Castro Laboreiro, onde são criados os cães desta raça portuguesa originária desta região. Castelo e ao museu, onde poderão conhecer melhor como viviam as gentes desta Vila em tempos passados.
    Almoço livre

 

 

Tarde:

  • 15h00: concentração junto ao Miradouro do Castelo
  • 15h10: explicação da atividade
  • 15h20 – 17:30h: Visita, de carro (carro próprio dos participantes), a uma branda e / ou inverneira, explicação de modos de vida, transumância, vestígios e monumentos pré-históricos.
    Incluído guia e seguro de acidentes pessoais. Apólice n.º 1000169760.
    Preço:
    – Até aos 17 anos (inclusive): grátis;
    – A partir dos 65: grátis;
    – Restantes participantes: 5 euros.

 

Inscrição:

  • Data limite: 16 de junho de 2022
  • Como: os interessados devem enviar um email para extremepenedaxures@gmail.com com os seguintes dados: nome (completo), data de nascimento, morada, NIF.

 

 

[Fotografia: EPX]

Últimas